quinta-feira, 15 de outubro de 2009

AS ARMADILHAS DOS SERVIÇOS GRATUITOS...

FONTE: Lílian Machado (TRIBUNA DA BAHIA).

Desconfie de ofertas grátis. Quem nunca ouviu conselhos como esses? No entanto, atualmente existem alguns serviços que podem ser usados de forma gratuita e praticamente não são divulgados pelas empresas proprietárias. A reportagem da Tribuna da Bahia resolveu verificar algumas informações sobre serviços grátis, que estão sendo espalhadas na internet para saber quais são verídicas e recomendadas. Os consumidores ainda devem ter bastante cuidado para evitar "pegadinhas", a exemplo de informações recebidas por e-mail.
A reportagem tentou descobrir dicas de serviços que podem trazer real aproveitamento ao consumidor e não gerem gastos posteriores. As opções são mínimas. De acordo com a pesquisa, a gratuidade, quando existe, origina-se de exigências legais, caso do envio livre de torpedos pela internet, determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do serviço de auxílio à lista por intermédio do site: www.102 web.com.br.
Correspondências de e-mail têm sido repassadas na internet informando dicas de gratuidade e descontos em ligações feitas pelo telefone fixo. Porém a empresa Oi Telemar nega as informações:
De acordo com a assessoria de Comunicação da Oi, antiga Telemar, os seus serviços são prestados dentro do marco regulatório e da legislação tributária vigentes no país. Em caso de dúvida, o cliente pode obter mais informações sobre os serviços oferecidos pela empresa no site www.oi.com.br.
A reportagem recebeu um comunicado de e-mail em que é relatada uma dica para que o 102 não seja cobrado. A mensagem é a seguinte: "Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05, lembre-se que agora existe o 102030 que é gratuito. Além desse tem um outro concorrente que cobra apenas R$0,29 por informação que é o 030-789-5900. O 102 e o 144 são pagos". A Oi nega essas informações e confirma que a ligação feita para o 102 com dígitos acrescentados na frente do número (exemplo 10230), é sim tarifada na conta do cliente.
De acordo com o assessor da Superintendência do Procon - Bahia, Alexandre Dória, é preciso que o consumidor tenha cuidado com anúncios veiculados nas mídias impressas, televisivas e na internet. "E da natureza da atividade comercial o lucro, portanto o consumidor deve estar atento. É necessário que o consumidor saiba que mesmo anunciando um produto como 0800, indiretamente a empresa estará ganhando alguma coisa. O lucro é sempre visto pelo fornecedor", afirma.
Em tempos de internet, o assessor do Procon também alerta para a existência de anúncios de fornecedoras laranjas, fraudes e enganos em sites de negociação. "É preciso saber a origem, histórico e procedência de quem está vendendo o produto", ressalta.
Segundo Dória, a omissão de informações durante a venda do produto ou na embalagem é uma das queixas mais comuns que chegam ao Procon – órgão de defesa do consumidor que tem uma média de 40 mil atendimentos por mês. "O cidadão que for vítima de propaganda enganosa e descumprimento de oferta deve procurar exercer os seus direitos no Procon e no Poder Judiciário", enfatiza.
Muitas vezes, as empresas contrariam o Código de Defesa de Consumidor (CDC), promovendo propagandas enganosas, limitando as informações sobre a forma de pagamento e as características do produto e até mesmo anunciando preços das parcelas e colocando em menor plano o preço real – como maneira de atrair o consumidor. "Apesar de o fornecedor ter obrigação de passar informações incompletas para o consumidor é viável que esse questione e se cerque de todos os cuidados antes de fechar a compra ou assinar o contrato", recomenda.
AUXÍLIO À LISTA.
Basta ligar 0800 2800 102. A informação é gratuita, ao contrário do 102 convencional, que cobra pelo serviço. O único inconveniente é que o atendimento do primeiro é totalmente digital. Para ter acesso ao catálogo telefônico do Brasil inteiro na internet, o endereço é www.102web.com. br. Vale lembrar que ligações para o 102 - feitas pelo telefone público (orelhão), mesmo com cartão telefônico não são cobradas. Ainda segundo a empresa, a chamada para o 102 não é cobrada se o número que o usuário consultar no serviço 102 não constar da lista telefônica. Se o cliente comprovadamente não tiver recebido a lista telefônica, ele também não é cobrado.
TORPEDOS GRATUITOS.
Por meio da internet, é possível enviar torpedos gratuitos para celulares da Claro, Oi e Vivo, acessando os sites das operadoras, mesmo não sendo cliente das mesmas.
CORREIOS.
Você sabia da existência da "carta social"? Trata-se um serviço gratuito para quem não tem condições financeiras de pagar pelo envio de correspondência. De acordo com informações da assessoria dos Correios é destinado exclusivamente às pessoas físicas (remetente e destinatário) com o objetivo de facilitar o acesso às camadas menos favorecidas da população. Para enviar a carta social é preciso respeitar algumas condições:
1. postagem máxima de 5 objetos por remetente;
2. limite máximo de peso igual a 10 gramas;
3. endereçamento (remetente e destinatário) efetuado de forma manuscrita;
4. mensagem envelopada, não se admitindo utilização de envelope tipo "data-mailer", com janela, com timbre de pessoas jurídicas ou com inscrições promocionais impressas no envelope. É admitida a utilização de envoltório por dobramento de papel (invólucro obtido mediante dobras de uma única folha de papel ou confeccionado pelo próprio remetente).
5. menção "carta social" aposta pelo remetente no canto inferior esquerdo do anverso do envelope, acima das quadrículas reservadas à indicação do CEP;
6. franqueamento realizado por meio de selos ou estampa de máquina de franquear;
7. não utilização de qualquer serviço adicional ou acessório;
8. remetente e destinatário devem ser pessoas físicas;
9. entrega em âmbito nacional;
10. tratamento de objeto urgente.
ROUBO DE CARROS.
Caso tenha seu veículo furtado ou roubado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto. O comunicado às viaturas da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal é imediato: www.dprf.gov. br
INTERURBANOS.
Site que permite se comunicar pela internet com outros computadores ou "falar" de seu computador com telefones fixos e celulares em qualquer lugar do mundo, gratuitamente, de computador para computador, incluindo voz e imagem. Acesse www.skype.com
MEDICAMENTOS.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma disque-0800 para a área da saúde que serve para denúncias referentes a medicamentos que não produzem os efeitos apregoados e ou que produzem os efeitos adversos. Além disso, os cidadãos podem pedir esclarecimentos sobre bulas de remédios e fazer denúncias sobre condições de higiene de estabelecimentos comerciais, como supermercados, padarias, etc. O número do serviço é 0800 642 9782 e está disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30.

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