quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BRASIL SOBE SEIS POSIÇÕES EM RANKING DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

O Brasil saltou seis posições em ranking dos maiores mercados de capitais cujo desempenho é avaliado pelo Fórum Econômico Mundial.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento da organização divulgado nesta quinta-feira (8), e que analisa o desempenho dos 55 maiores mercados de capitais e sistemas financeiros do planeta, o Brasil saltou do 40º para o 34º lugar no ranking devido à boa reação perante a crise.
O Fórum Econômico Mundial é uma organização sem fins lucrativos, baseada em Genebra, conhecida por suas reuniões anuais onde os principais líderes empresariais e políticos discutem questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, incluindo saúde e meio-ambiente.
Países desenvolvidos como França e Alemanha deixaram de participar do grupo dos dez primeiros colocados do estudo. Com uma recessão grave e desemprego a 9,8%, os EUA perderam o primeiro posto para o Reino Unido e caíram para a terceira posição.
Já a Austrália, que elevou os juros nesta semana porque o aquecimento da economia não foi expressivamente abalado pela crise, saltou da 11ª posição em 2008 para a segunda neste ano. A queda forte do nível de atividade levou o Japão da quarto para o nono lugar.
O Canadá, outro país desenvolvido, caiu do quinto para o sexto posto. Alguns países emergentes, por outro lado, apresentaram evolução no ranking. Cingapura, por exemplo, subiu do décimo lugar para o quarto posto.
O ranking avalia cerca de 120 tópicos nos países analisados, entre eles ambiente institucional e de negócios, estabilidade financeira e dimensão do mercado de capitais. No caso do Brasil, alguns fatores contribuíram para levá-lo a 34ª posição. Destaque para a primeira posição no quesito relativo ao poder de supervisão financeira e o terceiro posto na variável estabilidade da moeda.
A força do sistema financeiro nacional levou o País a 25ª posição no item estabilidade do sistema financeiro. Contudo, o estudo apontou que o Brasil apresenta pontos vulneráveis, como o fraco desempenho em áreas relacionadas a temais regulatórios e legais e o ineficiente sistema tributário, que prejudica a evolução dos investimentos no país.
*** Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário