sábado, 17 de outubro de 2009

BRAWN SÓ PRECISA DE 0,5 PONTO PARA SER 1ª. CAMPEÃ ESTREANTE DA FÓRMULA 1...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.








A Brawn GP só precisa de 0,5 ponto neste domingo, no GP do Brasil, em Interlagos, para ser a primeira equipe estreante a vencer um Mundial de construtores na história da Fórmula 1. O time, que venceu oito das 15 provas disputadas até agora , é o maior exemplo do Mundial dos pequenos que a categoria viveu em 2009.O time inglês soma 156 pontos, contra 120,5 da Red Bull, a segunda colocada - os pontos fracionados, aliás, são resultado do GP da Malásia, que terminou antes de dois terços da corrida e só valeu metade da pontuação normal. Enquanto as duas equipes pequenas até 2009 brilhavam, Ferrari e McLaren, que dominaram a categoria em temporadas anteriores, sofriam com as novas regras. E não só Brawn e Red Bull aproveitaram. Mesmo sem vencer corridas, a Toyota fez dois segundos lugares e largou uma vez na pole-position, com Jarno Trulli. Até mesmo a Force Índia conseguiu aparecer, com um segundo lugar e uma pole de Giancarlo Fisichella.Nenhuma delas, porém, tirou o brilho da Brawn. No começo do ano, ninguém apostaria que o time comandado pelo ex-diretor da Ferrari, Ross Brawn, poderia ser campeão. O desempenho da Honda, cujos espólios foram comprados pelo inglês, tinha sido péssimo no campeonato anterior.Para piorar, a montadora japonesa abandonou a categoria no final de 2008 sem aviso prévio e o inglês sofria para achar dinheiro para evitar o fechamento do time a poucas semanas da estreia.Com um carro em branco, Jenson Button e Rubens Barrichello estrearam em Melbourne, na Austrália, com dobradinha - fato inédito desde 1954, quando a Mercedes colocou seus dois pilotos nos primeiros lugares na prova de abertura da temporada.O segredo do sucesso vem dos tempos da Honda. Desistindo do carro ruim de 2008, o time de projetistas passou a se concentrar na temporada seguinte, em que uma série de novas regras seria adotada. Deu certo. O carro voou desde os primeiros treinos.Um dos maiores trunfos era o difusor duplo, peça contestada, mas copiada por todas as suas
concorrentes até a metade do Mundial. Nas primeiras provas, porém, a superioridade era latente. Button venceu seis em sete corridas. Barrichello foi segundo em três delas.A estratégia foi a mesma usada por Ross Brawn em 1994, quando trabalhava na Benneton. Assim como 2009, aquela temporada foi marcada por mudanças nos carros da categoria e a Benetton foi quem aproveitou melhor a temporada anterior para trabalhar no futuro carro.Naquela época, o time contava com uma revelação, o alemão Michael Schumacher, e Brawn era o responsável pela estratégia da equipe. Com um carro bem acertado, a Benetton ganhou seis das sete primeiras provas de 1994 e ainda foi segunda colocada na única que não ganhou (GP da Espanha) neste período. Todos os resultados com Schumacher.O GP do Brasil de Fórmula 1 está marcado para o próximo domingo, às 14 horas, em Interlagos. A programação do fim de semana da prova começa na sexta-feira (16/10), com treinos livres às 10h e às 14h. No sábado, o último treino livre começa às 11h. O treino de classificação será às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário