sábado, 10 de outubro de 2009

COM SHOW DE MAICON, BRASIL VIRA NA PRORROGAÇÃO E VAI À SEMI DO MUNDIAL...

FONTE: Rodrigo Farah, no Cairo (Egito) (UOL ESPORTE).

O Brasil está a duas partidas do pentacampeonato mundial sub-20. Com uma virada emocionante decidida pela grande atuação do atacante Maicon, a seleção cumpriu seu papel na prorrogação e derrotou a Alemanha de virada, por 2 a 1, no Cairo. Desta forma, assegurou a classificação para a semifinal do torneio no Egito contra o vencedor de Costa Rica e Emirados Árabes.Destinado a mudar o futuro da partida, Maicon saiu do banco de reservas aos 31min do segundo tempo e se encarregou da classificação verde-amarela. O atacante do Fluminense anotou o gol de empate aos 43min e virou o jogo logo no primeiro minuto da prorrogação. O duelo desta tarde reuniu os campeões europeus e sul-americanos em um confronto de muita marcação e poucos lances de efeito. Equipe de melhor campanha da competição, a seleção esbarrou na marcação alemã, mas fez o suficiente para avançar no Mundial e ouvir fortes berros de "Barasile" da empolgada torcida egípcia. O triunfo também ampliou o longo tabu da equipe verde-amarela contra a Alemanha nos Mundiais da Fifa, em todas as categorias. Isso porque a seleção não é superada pelo rival germânico há 24 anos e agora coleciona dez vitórias no duelo, com outras duas derrotas e dois empates. Quando a partida começou, o Brasil teve domínio da posse de bola, mas ao mesmo tempo encontrou problemas para desenvolver as jogadas além do meio-campo. A Alemanha, por sua vez, priorizou os lances de bola parada e os contra-ataques. Ainda assim, teve mais chances de gol no início do confronto. Com seus três meias presos à marcação germânica, a seleção limitou-se a rifar a bola do campo de defesa, o que facilitou a vida da Alemanha nos contra-golpes. A partir dos 30min, o Brasil passou a aumentar a pressão sobre o adversário, mas não fez o suficiente para alterar o placar até o intervalo. O panorama do jogo seguiu sem alteração no começo da etapa complementar. Mas aos poucos, a Alemanha começou a se aproveitar da pouca criatividade ofensiva verde-amarela para criar boas oportunidades, impedidas graças à grande atuação do goleiro Rafael. Aos 20min, o técnico Rogério Lourenço tentou mudar o padrão de jogo da seleção ao colocar Douglas Costa na vaga de Paulo Henrique Ganso. A alteração deu mais movimentação ao time, mas não impediu os avanços em velocidade da Alemanha. Até que aos 28min, Holtby se aproveitou de cruzamento da esquerda e cabeceou no meio da defesa verde-amarela para abrir o placar. Depois do lance, o Brasil se lançou ao ataque. E quando parecia já estar eliminado do Mundial, Maicon, substituto de Boquita, deixou tudo igual aos 43min para levantar a torcida egípcia no Cairo. A prorrogação começou de maneira intensa, e logo no primeiro minuto o camisa 19 marcou seu segundo gol e virou a partida. Com isso, foi a vez de a Alemanha ir ao ataque para chegar ao empate. Porém, a defesa da seleção cumpriu seu papel com malícia e manteve o placar sem mudanças até o fim. Brasil classificado.
BRASIL 2 x 1 ALEMANHA
Local: Estádio Internacional do Cairo, no Cairo (Egito)
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália) - Assistentes: Paolo Calcagno e Stefano Ayroldi (ambos da Itália)
Cartões amarelos: Douglas (BRA); Holtby, Vrancic, Jungwirth, Kaptan (ALE)
Gol: Holtby, aos 28min, Maicon, aos 43min do segundo tempo e ao 1º min da prorrogação
BRASIL: Rafael; Douglas (Wellington Júnior), Dalton, Fabrício e Diogo; Renan, Boquita (Maicon), Giuliano, Paulo Henrique Ganso (Douglas Costa) e Alex Teixeira; Alan Kardec. Técnico: Rogério Lourenço
ALEMANHA: Zieler; Jung, Kopplin, Jungwirth e Funk; Lars Bender, Sven Bender (Shahin), Vrancic, Aydilek (Kaptan) e Holtby (Schaeffler). Sukuta-Pasu. Técnico: Horst Hrubesch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário