domingo, 18 de outubro de 2009

COMEÇA A SELEÇÃO PARA O CARAVAL 2010...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Os artistas e bandas considerados emergentes e notórios têm até o dia 30 deste mês para se inscrever junto ao Conselho Municipal do Carnaval (Concar), visando à contratação para a maior festa popular de Salvador em 2010. Resolução 017/09, assinada pelo presidente do Concar, Fernando Bulhosa, e por Jairo da Mata, secretário-geral da entidade, foi publicada na edição do último dia 8 do Diário Oficial do Município, instituindo as regras que vão regular a execução da seleção pública.
As inscrições estão sendo feitas na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), na Avenida Vasco da Gama, Dique do Tororó, e também no Sindicato dos Músicos (Sindmusicos). A seleção pública dos artistas (solo ou bandas) obedecerá a duas etapas: pré-seleção do material entregue no ato da inscrição e avaliação presencial (ao vivo) em local e data designados pelo Concar.
Os interessados na inscrição devem apresentar CD ou DVD com áudio, releases e fotografias. Numa segunda fase será exigido documento registrado em cartório declarando a empresa que o representará especificamente para o Carnaval, além de registro no INPI ou certificado definitivo.
A resolução do Concar especifica a destinação de número igual de vagas para as contratações musicais para a folia de Salvador entre os artistas destacadamente notórios e emergentes, mediante a Curadoria e por seleção pública. A Comissão Curadora será integrada por membros do Conselho Municipal do Carnaval, Secretaria Estadual de Cultura, Sindmusicos, Federação das Entidades Carnavalescas, Saltur, Câmara Municipal do Salvador e Associação Baiana dos Artistas Notórios (Aban).
Para a segunda etapa do julgamento, serão convidados três membros da sociedade civil para compor a comissão que julgará os artistas emergentes. O número de vagas (50% para notórios e 50% para emergentes) será fornecido pela Saltur, observando-se o quantitativo de palcos e trios contratados, já deduzidas as vagas para projetos como Trio do Reggae, Trio do Samba, Trio do Samba de Roda, Tributo a Raul e atrações especiais para os bairros.
Os artistas emergentes serão avaliados através dos critérios: musicalidade (afinação, ritmo, concepção harmônica e melódica), quesito que vale três pontos, e originalidade (figurino, composições, cenário, etc), valendo um ponto. O histórico (experiências anteriores, sucesso no Carnaval de Salvador) também valerá um ponto. No caso dos notórios, serão avaliados a discografia (0 a 5 pontos), posicionamento na mídia nos últimos três anos (0 a 5 pontos) e o histórico, envolvendo a participação em shows, eventos musicais, Carnaval e micaretas (0 a 5 pontos). O período para análise e julgamento será de 1º a 10 de novembro, na Federação das Entidades Carnavalescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário