segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DILMA VEM PARA CONTATOS COM WAGNER E VISITA AO BONFIM...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apontada como provável candidata do PT à presidência, passou o dia ontem em Brasília. Ela já retomou inteiramente sua rotina de trabalho mas nesta sexta-feira faz questão de vir a Salvador para um momento de reflexão. Vai agradecer ao Senhor do Bonfim a cura de um câncer, detectado em estágio inicial, mas que poderia ter mudado a história de sua vida.
Era uma doença silenciosa sem qualquer sintoma, descoberta por acaso."O diagnóstico da ministra foi feito numa fase bem precoce. Ela tinha esse linfoma em estágio inicial, esse nódulo era único e foi retirado", disse a hematologista Yana Novis, primeira a comentar a doença da ministra.
O linfoma é um câncer no sistema linfático, que é responsável pela defesa do corpo. Por esse sistema circulam os glóbulos brancos. Eles atuam no combate a doenças provocadas por vírus ou bactérias. O sistema linfático é composto também pelos gânglios. Os gânglios normais, com três ou quatro milímetros, crescem com câncer de forma desordenada, como revela o mesmo exame. O gânglio descoberto na ministra tinha dois centímetros e meio. Os linfomas são divididos em duas grandes categorias: o linfoma Hodgkin, ou doença de Hodgkin, responde por cerca de 10% do total de casos. Atingem em sua maioria jovens e pessoas de meia idade. Os outros 90%, incluindo o caso da ministra, são linfomas não-Hodgkin.  "O linfoma não-Hodkin tem uma prevalência maior acima da quinta década de vida. Ele se caracteriza por aparecimento desses gânglios em qualquer região do nosso corpo. Em geral, a maior prevalência é acima do diafragma, na parte de cima do corpo, no pescoço e nas axilas", comentou o oncologista clínico Agnaldo Anelli.
A ministra teve o tipo de câncer mais agressivo que, no entanto, também é de tratamento mais eficaz.  "O linfoma é estagiado em quatro fases. O estagio 1, em que você tem um comprometimento de um único setor, por exemplo, só na axila ou só no pescoço. O estágio 2, em que você tem o comprometimento de 2 setores, por exemplo, pescoço e axila. Mas ainda acima do diafragma. O estágio 3, em que você tem comprometimento acima e abaixo, por exemplo, pescoço e virilha. E o estágio clinico 4, quando você tem o comprometimento ou de medula óssea, onde produzimos o sangue, ou comprometimento de outro órgão, como fígado e pulmão", explica o oncologista Agnaldo Anelli.
Após vencer todos os estágios da doença com um rigoroso tratamento, a ministra pôde afinal comemorar em meados do mês passado sua cura. Sua rotina que havia sofrido pequenas mudanças, com a redução da carga de trabalho, voltou gradativamente à sua normalidade. Curada, Dilma retoma as viagens pelo Brasil, cuida pessoalmente do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – um de seus sonhos no atual momento político e vem a Bahia para contatos com o governador Jaques Wagner e uma providencial visita ao Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário