quinta-feira, 8 de outubro de 2009

GOVERNO DIZ QUE ‘ENTURMAÇÃO’ GEROU ECONOMIA DE QUASE R$ 1,7 MILHÃO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Segundo o Governo Estadual, o processo de enturmação na rede estadual de ensino chegou ao fim com a redução de 861 turmas, gerando uma economia aos cofres públicos de quase R$ 1,7 milhão. A estratégia adotada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) buscava proporcionar maior integração no ambiente de aprendizado.Segundo a Secretaria, antes da realização da enturmação, um diagnóstico inicial sinalizava para a necessidade de contratação de 1.608 professores. Depois dos ajustes foi constatado que a demanda real é de 307 vagas. Essas vagas estarão inclusas no edital que será aberto ainda este ano para concurso público na Educação. Com a enturmação foram agrupadas turmas da mesma unidade escolar, série e turno, com número reduzido de alunos.
O processo de enturmação abrangeu 28% do total das escolas da rede pública estadual - exatamente em 465 das 1.640 unidades escolares distribuídas em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), onde havia salas de aulas da mesma série e turno funcionando com poucos alunos. No interior, ocorreu em 292 escolas.
POLÊMICA.
Ainda de acordo com a Secretaria, com a enturmação, não houve prejuízo no ano letivo nem do projeto pedagógico. Porém, professores, diretores e professores de Salvador se mostraram contrários à medida. No dia 03 de setembro, por exemplo, houve uma manifestação de alunos e professores no Centro Administrativo da Bahia e no dia 16, estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravale protestaram na região do Iguatemi contra a o processo de enturmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário