sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO VAI ATENDER MAIS DE 12 MIL ALFABETIZANDOS DO TOPA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O município de Mortugaba, a 743 quilômetros da capital, na região de Guanambi, vai ser palco de um mutirão oftalmológico para atender mais de 12 mil alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). os atendimentos fazem parte do projeto Saúde em movimento e serão realizados deste sábado (24) até dois de novembro, no Centro Comunitário de Mortugaba, das 7 às 16h.
Os beneficiários devem portar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/Topa, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam feitas 900 consultas diárias e outros 58 procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias eletivas, dentre elas catarata e presbiopia. Participam desta primeira ação 22 municípios da Bahia e 12.238 alfabetizandos.
Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
O Saúde em movimento é um projeto do Governo do Estado, que pretende percorrer as microrregiões do Estado da Bahia, realizando atendimento aos alfabetizandos matriculados no Topa.
Mais informações no (71) 3115-1361.

Nenhum comentário:

Postar um comentário