quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NOVA DATA DO ENEM FAZ INSTITUIÇÕES BAIANAS ALTERAREM CALENDÁRIOS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Após o Ministério da Educação (MEC) mudar a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 5 e 6 de dezembro, seis instituições de ensino superior da Bahia transferiram a data dos seus vestibulares. Entre elas, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb),que tem o maior processo seletivo do Norte/ Nordeste.
A Uneb aplicaria as provas dias 6 e 7 de dezembro e mudou para 20 e 21 de dezembro. Após o susto, os candidatos respiraram aliviados por não serem obrigados a escolher entre o Enem e o vestibular da universidade. “Se não mudassem, eu teria que optar pela Uneb, mesmo sabendo que ficaria com uma chance a menos de passar em enfermagem”, afirma a estudante Aline Cupertino, 20 anos.
A diretora da Escola Bahiana de Medicina, Maria Luisa Soliani, afirma que só utilizará os resultados do Enem 2008, mas ainda assim preferiu mudar a data do vestibular para dar opção ao aluno de concorrer em outras faculdades pelo exame. “Iríamos realizar o vestibular no início de dezembro, mas o Enem será justamente no dia da segunda fase da prova de medicina. Pelo bem dos alunos, decidimos adiantar nosso vestibular”, ressalta.
Para a coordenação da Faculdade Senai/Cimatec, não restou outra opção a não ser adiar o vestibular, pois a faculdade permite que os candidatos optem tanto pela prova convencional, quanto pelo Enem. A faculdade usará o Enem 2009, embora não tenha definido a nova data para sua prova.
Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) garantem que a mudança do Enem não altera o vestibular, e as datas estão mantidas.
Apenas a Faculdade Anísio Teixeira, de Feira de Santana, não informou se alterará ou não o dia da prova, marcada também para o dia 6 de dezembro, no mesmo fim de semana do Enem.
DATAS ALTERADAS.
UNEB
O vestibular da Universidade do Estado da Bahia, o maior do Norte/Nordeste, foi transferido para os dias 20 e 21 de dezembro.
BAHIANA
Ficou para 22 de novembro a prova da primeira fase do vestibular de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, um das mais tradicionais do estado. Para os demais cursos, será 23 e 24 de novembro.
SENAI / CIMATEC
Adiado, mas a direção da instituição ainda não definiu a nova data de seus processos seletivos.
HÉLIO ROCHA
Transferido para 28 de novembro.
FACULDADE DOM PEDRO II
Transferido para 23 de novembro.
MAIS ESTUDO.
No balanço final, a mudança do Enem não altera o vestibular baiano, que em sua maioria optou em avaliar os resultados de exames anteriores. Mas a nova data significará mais tempo em sala de aula para alunos e professores.
“Os cursinhos deverão se articular e provavelmente abrir mais turmas para revisar os conteúdos do Enem. Isso será possível quando estivermos realizando a revisão para a prova da Ufba”, afirma o coordenador do curso Grandes Mestres, Paulo Almeida.
A estudante Samira Lima, 17 anos, não gostou de saber que terá que reprogramar seu tempo. “Achei horrível essa mudança. Agora, começarei tudo de novo”, reclama .

Nenhum comentário:

Postar um comentário