segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OUTUBRO ROSA NO RIO DE JANEIRO...

FONTE: Clara Reis (msn.bolsademulher.com).
O mundo vai se pintar de rosa na luta contra o câncer de mama, confira.

Em outubro não se comemora apenas o Dia das Crianças. O 10º mês do ano também foi escolhido para representar a luta mundial contra o câncer de mama. Trata-se do Outubro Rosa, uma ação para conscientizar e mobilizar a sociedade ao combate à doença. A ação surgiu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa - desde então vários outros países aderiram à campanha.
Em terras brasileiras, durante todo mês, uma série de eventos vai colorir de cor de rosa alguns dos pontos mais importantes do país. No Rio de Janeiro, o símbolo escolhido foi o Cristo Redentor. Em São Paulo, são quatro: o Monumento das Bandeiras, o Prédio da BM&F, a esquina da Rua Oscar Freire com Haddock Lobo e o Shopping Iguatemi. Em Belo Horizonte, ficará cor de rosa o Museu de Artes e Ofícios. Em Recife, o Palácio do Campo das Princesas. Já em Blumenau será a Ponte do Centro. Na cidade histórica de Ouro Preto, a Igreja Nossa Senhora do Rosário será iluminada e, em Porto Alegre, serão o Monumento à Júlio de Castilhos e a Fundação Iberê Camargo.
A ideia é alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. Lembrando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. Segundo a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade. Detalhe: a doença ainda afetará a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.
Agora é lei
Foi promulgada em 29 de abril deste ano, a Lei Federal 11.664/2008, de autoria do deputado federal Enio Bacci, que trata de questões relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Uma das maiores conquistas prevista nesta nova lei é a garantia da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade como era anteriormente.
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) vem difundindo estas informações entre o público feminino há tempos e tem como madrinhas de campanha nomes como: Antonia Mayrink Veiga, Maitê Proença, Marisa Orth, Paula Lavigne, Rosangela Lyra, Gisela Amaral, Claudia Abreu e Daniela Morganti Brandão que têm a missão de incentivar hábitos mais saudáveis e o autocuidado.
A partir do dia 5 de outubro, o Cristo Redentor fica iluminado cor-de-rosa e o Rosamóvel, uma van personalizada, inicia seu roteiro por diversos pontos da Cidade Maravilhosa alertando às mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação dos paciente de câncer de mama.
O roteiro, parte das ações do Movimento "Outubro Rosa - Mulher Consciente na luta contra câncer mama", terá início dia 6 de outubro na Praça Nossa Senhora da Paz. A partir do dia 7, o veículo passará pelos seguintes locais: praça General Osório, Largo da Carioca, Largo do Machado, Praça Saens Penna e Shopping Tijuca. No dia 9, a ação vai circular na Praça Santos Dumont e seguir para a Rua Marques de São Vicente, próximo ao Shopping da Gávea. Nos dias 10 e 11 o Rosamóvel ainda passará em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas e pela orlas das praias de Ipanema e do Leblon. Bacana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário