domingo, 13 de dezembro de 2009

ADULTOS NÃO ESTÃO IMUNES...

FONTE: Cristiane Flores (TRIBUNA DA BAHIA).

Apesar das crianças estarem mais vulneráveis a meningite, os adultos não estão imunes à doença. Segundo a médica infectologista, diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, a vacina é a maneira mais efetiva para prevenção da doença. Em janeiro de 2010 o governo do estado vai disponibilizar gratuitamente vacinas contra a meningite meningocócica para crianças de até cinco anos.
“Não estamos numa epidemia de meningite, o que ocorre é um surto. Portanto o ideal para prevenir contra a doença é a vacina. A bactéria da meningite pode infectar qualquer pessoa, mas crianças são mais vulneráveis. Um ponto que é importante destacar é que as secretárias municipais de saúde devem avaliar as pessoas que estiveram em contato com indivíduos infectados para investigar quais foram os últimos contatos com o doente e se for o caso, todos devem receber tratamento a base de antibióticos, chamado de quimioprofilaxia”, orienta a infectologista.
Ela alerta ainda que “A pessoa que estiver com febre alta, dor de cabeça e vômitos deve procurar imediatamente um médico, o qual depois de uma avaliação vai direcionar o tratamento”, afirma Ceuci.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde em caso de notificação de meningite, o órgão inicia imediatamente as ações para conter o avanço da doença, cumprindo todas as determinações preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
Equipes da Vigilância Epidemiológica visitam as casas das pessoas infectadas para investigar quais foram os últimos contatos do doente e todos passam pelo tratamento a base de antibióticos (quimioprofilaxia). Quem não teve contato direto e contínuo com a vítima não precisa ser medicado. Além disso, as equipes de saúde realizam ações educativas junto à população (escolas, hotéis, sala de espera, comunidade) através da distribuição de cartazes e folhetos, orientando a busca precoce de atendimento médico, assim que os primeiros sinais e sintomas sugestivos de meningite apareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário