quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

APÓS TUMULTO, CORITIBA RECEBE PENA MÁXIMA E NÃO JOGA SÉRIE B EM CASA...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo (UOL ESPORTE).

Os tumultos ocorridos no Couto Pereira, no último dia 6, renderam ao Coritiba uma punição pesada. Após julgamento realizado nesta terça-feira, que durou mais de três horas, os membros da 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenaram o clube à perda de 30 mandos de campo, além de uma multa de R$ 610 mil. Com isso, o clube fica impossibilitado de atuar em sua casa na Copa do Brasil e na Série B do Campeonato Brasileiro de 2010 - o time faria, no máximo, 26 jogos organizados pela CBF em seu estádio. A decisão, no entanto, ainda é em primeira instância, e os paranaenses irão recorrer.
Para tentar desmontar as denúncias feitas pela Procuradoria, o Coritiba buscou auxílio jurídico e contratou, entre outros, o advogado do Botafogo, José Mauro Filho. Mesmo assim, a decisão pela punição do clube foi unânime.
Prevendo uma pesada punição, os advogados do Coritiba tentaram adiar o julgamento. Logo após o início da sessão, foi pedido que os trabalhos fossem transferidos para uma nova data, mas os relatores não aceitaram o pedido.
Para chegar a essa decisão, foram ouvidas diversas testemunhas, entre torcedores, policiais que estiveram no Couto Pereira, além de dirigentes do clube paranaense.
Toda a confusão começou logo após o fim da partida contra o Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que resultou no rebaixamento do clube paranaense. Inconformados com a situação, centenas de torcedores invadiram o gramado do Couto Pereira. A partir daí, vândalos passaram a perseguir e tentar agredir jogadores, trio de arbitragem e policiais. Pedaços do banco de reservas, tripé de câmeras e outros objetos foram usados como armas.
O tumulto provocou quase duas dezenas de vítimas, entre eles três policiais. Torcedores também ficaram feridos após serem acertados por bombas, balas de borracha ou ainda munição real. Dias depois, a polícia conseguiu identificar, por meio de imagens da TV, diversos baderneiros, promovendo assim a prisão de alguns deles.
Após os tumultos, o Couto Pereira foi interditado e o Coritiba contratou diversos advogados para realizar a sua defesa no STJD. De acordo com a denúncia feita pela procuradoria do STJD, o clube respondeu triplamente por infração do artigo 213 (deixar de tomar medidas capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que poderia lhe render a pena de perda de até 30 mandos de campo, fato que se confirmou.
O clube alviverde também foi denunciado no artigo 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização), que prevê a interdição do estádio, até que sejam atendidas as medidas determinadas pela sentença. Além, disso o clube poderia ser multado em até R$ 620 mil.

CONFIRA VÍDEO COM TODA CONFUSÃO DO COUTO PEREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário