domingo, 13 de dezembro de 2009

CAMPANHA ALERTA CONTRA O CÂNCER DE BOCA...

FONTE: Odília Martins (TRIBUNA DA BAHIA).

Lábios avermelhados, manchas esbranquiçadas, feridas na boca que demoram de cicatrizar são sintomas de câncer de boca. A identificação precoce é um aliado ao tratamento para que não avance, aumentando o tempo e potencializando a qualidade de vida do paciente. É por esta razão que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) em parceria com as faculdades de odontologia da UFBA e Unime montou somente um stand com profissionais da área de saúde na Estação Ferroviária da Calçada. O objetivo é informar a população sobre a doença e fazer o autoexame.
O atendimento na Estação trata-se na verdade da 2ª Campanha de Detecção de Câncer de Boca. Durante o período de 9 às 14 horas foram examinadas 180 pessoas. Dessas, 21 apresentaram lesões suspeitas. “Encaminhamos todos para tratamento na Unime, nove para serem atendidas ainda neste mês de dezembro e o restante (12), agendados para janeiro. Alguns tinham machinhas esbranquiçadas ou avermelhadas demais e devem tirar cirurgicamente a mancha para fazer a biópsia e saber se de fato a manifestação antecede um câncer”, explicou a dentista e estomologista, como é chamado a especialista em doenças da cavidade bucal, Luciana Ramalho.
Aproximadamente 700 novos casos de câncer de boca foram identificados neste ano e mais 800 novos casos são previstos para a Bahia, segundo Ramalho. “A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso que de agora em diante vamos realizar campanhas semestrais. Pois, com o diagnóstico precoce aumentamos a chance de cura, o tratamento tem mais eficiência e é menos impactante para o paciente”.
Os homens apresentam mais a doença devido ao comportamento que são considerados fatores de risco, de acordo com a especialista. “O perfil desses casos são pessoas do sexo masculino, com 40 anos ou mais, que bebem e fumam. Entretanto, o percentual de mulheres identificadas com câncer de boca tem aumentado significativamente. Isso porque as mulheres assumiram hábitos que antes não tinha como o álcool e o fumo”.
O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço são sinais do câncer de boca em estágio avançado.
A próxima campanha está prevista para maio ou junho de 2010 e o atendimento pode ser maior do que o ocorrido na quarta feira (09) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário