quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

HÁ 50 ANOS O BAHIA CALAVA O BRASIL AO VENCER O SANTOS NO 1º. JOGO DA FINAL...

FONTE: Angelo Paz, CORREIO DA BAHIA.
Uma terça, a terça mais bela de uma história fera. A praieira Santos junto à certeza do massacre de Pelé e sua trupe sobre o Nordeste empobrecido, prevê festa sobre o Bahia, há exatos 50 anos.
Era a primeira da final da Taça Brasil de 1959. A Vila Belmiro, famosa pelos seus craques, recebe noite com estrelas no céu, sem sequer uma gota de chuva.
Éramos os “paus-de-arara” na mente do Sudeste peitudo, de ar superior. Mas homens iluminados vindos da alegre Salvador na segunda, de avião, haviam de enaltecer a garra dessa terra. Uma viagem brilhante. Seu Marito, um nobre ponta-direita do Esquadrão, guarda histórias .
VELÓRIO Pelé arruma um pênalti, o do segundo gol. Marito encosta no rei, dá umas cutucadas, Pelé pira : “Você tá pensando que o juiz vai marcar um pênalti pro Bahia? Bahia é um merda!”, lembra o ponta, das amargas palavras do Rei da bola.
Marito não aguenta, solta a raiva interior. “Você é um bosta. Você é um nada”. Pepe guardou lá dentro. Antes da bola voltar a rolar, Marito deu um chute na lenda.
Segue a guerra. Até aí, Biriba fez 1x0 Bahia, o Santos empatou. Léo botou o tricolor na frente e Pepe, como já foi dito, igualou. Sequência lembrada por Coutinho, craque do Peixe, por telefone, de Santos.
Dos pés de Marito, o lance pra calar a Vila. “Lancei Alencar. Fiquei gritando: chuta, chuta, Ele deixou Manga no chão e entrou com bola”, recorda, aos 77 anos.
Pepe, hipercraque santista, se rende ao talento tricolor . “A Vila ficou em ritmo de velório. O Bahia era um belíssimo time. Foi brilhante”, elogiou, aos 74 anos, lá de Santos. A épica vitória ganhou até charge na época. Na foto, os heróis.Em pé: Nadinho, Nenzinho, Henrique, Beto, Flávio e Vicente. Agachados: Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário