quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

IPVA TEM REDUÇÃO DE ATÉ 13,62% PARA CARROS POPULARES EM 2010...

FONTE: Alan Rodrigues, CORREIO DA BAHIA.
Com algumas semanas de atraso em relação a outros anos, a secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) concluiu a tabela com os novos valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2010. Segundo o superintendente de administração tributária da Sefaz, Cláudio Meirelles, a redução média ficará em 8,72%, mas para os carros populares, com até cinco anos de uso, o valor a pagar encolheu 13,62%.
A queda repete o que já havia ocorrido em outros estados, onde a redução do IPI, que derrubou os preços dos carros novos, somada à crise econômica, tiveram reflexo no mercado de usados. A depreciação acima da média resultou num imposto menor a pagar.
COMO FAZER O CÁLCULO.
O CORREIO selecionou como exemplo alguns modelos de veículos e seus respectivos valores venais, de acordo como ano de fabricação. Para saber o total do imposto, basta multiplicar o valor venal por 2,5%
CRESCIMENTO.
Apesar do impacto do IPI, a Sefaz registrou crescimento na arrecadação este ano. As vendas de novos, sobretudo, contribuíram para uma elevação de 13% na arrecadação do IPVA. “O imposto no carro novo incide sobre o valor de nota fiscal”, explica Meirelles.
A definição dos valores é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), de forma regionalizada, para cada modelo e ano de fabricação. Com base nas transações realizadas no mercado, a fundação determina o valor venal de cada veículo, sobre o qual incidem as alíquotas correspondentes.
Carros de cinco a dez anos de uso tiveram quase a mesma redução que os seminovos, 13,31%. Como a alíquota não muda, o valor de mercado menor é que determina a redução do imposto. Para motos nacionais, a redução ficou em 12,27%, importadas 8,40%. Caminhões vão pagar 7% menos e os ônibus tiveram a menor redução, 5%, o que indica que foram os veículos que menos se desvalorizaram.
Assim, quem tem um veículo seminovo modelo Gol 1.0 ano 2008, por exemplo, vai pagar 2,5% em cima do valor venal de R$ 24.534, ou seja, R$ 613,35, segundo a tabela divulgada pela Sefaz.
PAGAMENTO ANTES DO VENCIMENTO TEM DESCONTO DE ATÉ 10%.
Quem possui veículo com placa terminada em 1 ou 2 começa a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em março. Até o vencimento da primeira parcela, o proprietário pode optar pelo pagamento em cota única e obter 5% de desconto.
Quem conseguir passar pelas festas de fim de ano, volta às aulas e Carnaval, e ainda tiver dinheiro de reserva, pode economizar 10% do valor do imposto se pagar até o dia 26 de fevereiro, independente da data de vencimento.
As alíquotas do imposto são de 3% para automóveis e utilitários movidos a diesel. Veículos que utilizam outros combustíveis pagam 2,5% sobre o valor venal divulgado pela secretaria estadual da Fazenda. Motos, ônibus, microônibus, caminhões, tratores e outros veículos pesados pagam 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário