quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A POPULAÇÃO QUE SE DANE...

Quando você entra em algum órgão seja ele municipal, estadual ou federal, vai encontrar próximo a qualquer servidor ou ainda em locais estratégicos espalhados pelas amplas salas com alguns maus encarados e grosseiros funcionários um aviso que contém a seguinte mensagem:

DESACATO:
ART. 223 do Código Penal
Diz que:
Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
PENA – DETENÇÃO DE 6 meses a 2 anos, ou multa.

É muito interessante este aviso para quem está do lado de dentro do balcão, pois para quem está do lado de fora em busca de um auxilio, informação, ou uma orientação é uma intimidação para não dizer uma ameaça, pois você já chega ao órgão com receio de fazer determinada pergunta para que o funcionário não se sinta ofendido e chame a policia para lhe recolher ao xadrez, já quem está por traz do balcão pode muito bem maltratar às pessoas e não sofrem nenhuma sanção, este AVISO, deveria servir também para os servidores públicos principalmente aqueles que já estão no cargo há mais de cinco anos e se acham o ‘dono da cocada preta’ e pouco caso fazem das pessoas que buscam orientação em qualquer sentido.
A previdência social é um destes órgãos onde quem busca informação ou auxilio tem que penar e muito com a má vontade de alguns servidores principalmente os chamados da ‘antiga’ que parecem ter um ‘rei na barriga’ e tratam com um descaso muito grande que em muitos casos as pessoas tem medo até de retornar ao órgão.
Isto vale principalmente para a grande maioria de médicos peritos que se acham o ‘deus’ e estão ai a fazer perícias e mandar até mesmo pessoas com gesso na perna vindo de cirurgias em decorrências de acidentes sofridos.
Recentemente em uma cidade da Bahia, um jovem que havia sofrido um acidente e teve que ficar afastado inicialmente por pelo menos um ano e ao procurar a previdência social para perícia o médico disse a ele que tinha totais condições de trabalhar mesmo com a perna cheia de fixadores (são aqueles ferros que são colocados para recompor a estrutura óssea em caso de fratura exposta) e ele trabalhava justamente como motorista e o médico disse a ele que ele poderia desenvolver outra função enquanto estava a se recuperar.
Num momento deste o cidadão está sem receber da empresa a qual é funcionário, parte em busca de um auxilio que lhe é devido por direito ou seja é um direito adquirido de todo e qualquer cidadão que recolha sua contribuição para com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Já fiz neste mesmo espaço uma matéria intitulada “DEPOSITO ANTECIPADO” e volto a citar, o INSS recebe nossa contribuição muito antes mesmo que todo e qualquer empregado receba seu salário pois as empresas já fazem o recolhimento à previdência bem antes de fazer o pagamento de folha ao grupo de funcionários.
Só que este deposito antecipado de nada adianta pois quando um destes empregados procuram a previdência em busca de um auxilio doença ou por acidente de trabalho tem que se submeter as maiores humilhações que um ser humano pode ser submetido, são as famosas ‘piadinhas’ vou lhe dar ‘X’ tempo porque eu quero, ou então você pode trabalhar pois a doença que tem não o impede de fazer isto e por ai vai , como se os peritos não fossem também humanos e não adoecessem (só que eu esqueço que estas pessoas que estão do outro lado do balcão estão acima do bem e do mal e nunca sofrem nada, eles tem o poder de definir quem está ou não doente com um simples olhar), muitos deles passam por cima de relatórios minuciosos de seus colegas que acompanham os pacientes a meses e em muitos casos a anos e a seu bel prazer dão o prazo que querem ou pior ainda como dizem eles “cacete” em quem acham que não devem se afastar do trabalho por qualquer tipo de doença.
Tive recentemente o desprazer de ver cena lamentável de um cidadão que tem deficiência nas duas pernas e nos dois braços e o médico dizer que ele podia muito bem procurar uma ocupação.
Muitos peritos dizem ao paciente sem nenhuma cerimônia que a ordem que tem “lá de cima” é reprovar qualquer um, pois a previdência não tem verba para ficar encostando ninguém por qualquer coisa. Fico a me perguntar, será que alguém de sã consciência quer ficar doente ou chamar doença para si? É incrível, mas os peritos da Previdência e os responsáveis por este órgão em Brasília talvez achem isto.
Não sei quem quer ficar afastado do trabalho para ficar recebendo o salário de fome que a previdência paga, pois eles não pagam ao trabalhador que está encostado aquilo que ele recebe quando está em atividade, só louco faria isto.
Isto já vem de muitos anos e não vai mudar nunca enquanto estiveram no poder os famosos “mentes brilhantes” que tem seus planos de saúde (os melhores), os melhores médicos, melhores clinicas particulares e não tem que serem submetidos a filas interminantes dos postos de saúde ou hospitais públicos espalhados pelo País e muitos deles morrem sem se quer passar por uma consulta médica.
No Brasil infelizmente é assim você não pode adoecer, não pode sofrer um acidente seja ele de trabalho ou em qualquer lugar pois a Previdência não quer ninguém encostado eles querem todos trabalhando de qualquer forma e de qualquer jeito sem importar o estado que esteja.
Como dizem os avisos fixados em repartições públicas, DESACATO:
ART. 223 do Código Penal
Diz que:
Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
PENA – DETENÇÃO DE 6 meses a 2 anos, ou multa.
E quando estes funcionários nos desacatam e não são poucos os que fazem isto o que acontece? Eles dizem que fazem as famosas investigações para saberem se realmente houve ou não desacato por parte do servidor ao cidadão, e o resultado ninguém nunca ver, mas quando alguém é preso toda sociedade tem que saber parta desmoralizar o cidadão, que desacatou um servidor público no exercício de sua função.
Infelizmente é assim que funciona no Brasil e para mudar só se o povo resolver se unir e buscar seus direitos e respeito por sua dignidade como deve, mas isto é difícil pois a maioria infelizmente ainda vive da migalhas que são jogadas pelos governantes como as bolsas ‘esmolas’ ou melhor família que só servem para humilhar mais ainda quem deveria está trabalhando e ganhando o sustento de sua família com dignidade.
Algo tem que ser feito e urgente, porque se não o povo vai continuar cada vez mais pobre e vivendo embaixo do lixo que é jogado por uma sociedade hipócrita e preconceituosa.
Só que os políticos não tem o menor interesse em mudar o panorama que ai está, pois fica bem mais fácil de manipular a população na hora que eles mais precisam que é na hora do voto.
Saúde, educação e moradia vai continuar sendo o calo que os políticos gostam de ter, pois só eles são beneficiados com a situação caótica destes três setores.
Quanto ao respeito ao ser humano, sei não se eles precisam ser respeitados como seres humanos ou escroques da sociedade.Quanto ao atendimento por parte dos poderes públicos A POPULAÇÃO QUE SE DANE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário