domingo, 13 de dezembro de 2009

PROCON ORIENTA CONSUMIDORES PARA AS COMPRAS DE NATAL...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

O mês de dezembro é sinônimo de aumento de atividades no comércio, mas o consumidor precisa estar atento para fazer boas compras e evitar as armadilhas que as ofertas podem representar.
Para auxiliar o consumidor, a Superintendência de proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), elaborou uma cartilha de dicas que podem impedir possíveis contratempos nesse período do ano.
Uma das principais recomendações do Procon é que os consumidores façam uma pesquisa de preço no comércio. Nas compras parceladas, deve-se ficar atento aos juros e o Custo Efetivo Total da transação, já que muitas vezes o valor total do parcelamento equivale quase ao dobro do valor real do produto no pagamento à vista
Segundo o Procon, o comerciante não pode estabelecer diferença entre pagamento no cartão e à vista, bem como não pode estipular ou limitar o valor da compra se o pagamento for no cartão de crédito.
O consumidor deve sempre exigir a nota fiscal, documento que comprova a relação de consumo, essencial para eventual troca do produto quando apresenta defeito, pois traz o termo inicial do prazo de garantia, e, no caso de compra de produtos eletro-eletrônicos, o consumidor deve testá-lo na própria loja, evitando futuros problemas.
O órgão também recomenda que o consumidor verifique se o produto adquirido está sendo acompanhado do termo de garantia, do manual do usuário, assim como se as instruções estão em língua portuguesa e de forma clara.
Caso o produto apresente defeitos ainda dentro do seu prazo de garantia, o consumidor deve se dirigir ao lojista ou a uma das assistências técnicas para que o produto seja consertado no prazo de trinta dias, caso contrário, o consumidor poderá exigir a troca por outro novo ou a devolução da quantia paga.
O consumidor que se sentir lesado na compra de algum produto ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o Procon-Ba. A sede do órgão fica localizada na Rua Carlos Gomes, 746, Centro . O Procon também pode ser acionado por meio dos telefones (71)3341-3366 e (71) 3264-4581. O consumidor também pode denunciar abusos na Delegacia de Defesa do Consumidor, cujo telefone é o (71) 3117-8306.

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