quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SEMINÁRIO FUTEBOL FENÔMENO SOCIAL...

Acontece hoje, 03 (quinta feira) e amanhã 04 (sexta feira), no auditório administrativo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié, evento denominado “SEMINÁRIO FUTEBOL FENÔMENO SOCIAL”, um debate para além das quatro linhas.
O Prof. Ms. Juraci Reis Filho (Cizinho), é o grande idealizador do seminário que conta com apoio da UESB e REIMEL (Formação de Atletas), a UESB com o Departamento de Saúde (DS). Colegiado do Curso de Educação Física (CCEF) são os parceiros do evento.

APRESENTAÇÃO:

O futebol é mais do que uma modalidade esportiva, é um jogo no qual diversas metáforas da nossa cultura se manifestam sob a égide agonística controlada pelo desejo da superação e da realização de sonhos. Por isto as instituições procuram manter seu controle, porque nele as almas humanas se expõem e vemos refletir utopias que movimentam o espírito humano na sua busca por igualdade. O que nos preocupa é a possibilidade de mercantilização dos sujeitos que se tornam vitimas dos feudos da ignorância e constroem senzalas de escravos do jogo e da possibilidade de riqueza pelo futebol.
Portanto, mais do que discutir uma modalidade esportiva convidamos você a uma troca de idéias sobre um dos mais abrangentes fenômenos sociais do nosso tempo, uma manifestação que mistura raças e costumes, cuja volitividade nos conduz a limites do esforço físico levados pela ludicidade porem, hora tratado de forma reducionista, considerando apenas seus aspectos morfofuncionais, ora controlado por um populismo que rejeita a sistematização e organização de seus elementos diversos; dois extremos que carecem aproximação pelo dialogo entre a ciência e a ciência, e a ciência e o senso comum.

PROGRAMAÇÃO:

03.12.09 (QUINTA FEIRA)

18:00 ÀS 19:30 - Credenciamento
19:30 - Abertura
* Apresentação do Seminário
* Vídeo Temático
* Apresentação dos Palestrantes

19:45 – Mesa Redonda
FUTEBOL E DIVERSIDADE CULTURAL

- Prof. Ms. Robério Chaves Pinheiro (Séc. Municipal de Esportes e professor fundador do curso de Educação Física da UESB).

- Prof. Esp. Temístocles Damasceno (Professor da UESB e ex-coordenador do Projeto Segundo Tempo em Jequié, atualmente Diretor de Esportes do Município).

21:00 – Tema livre: Futebol e Educação

- Prof. Ms. Juraci Reis Filho (Professor da UESB e Coordenador do projeto REIMEL)

04.12.09 (SEXTA FEIRA)

08:30 – Mesa Redonda – Futebol e Rendimento Esportivo – do amador ao profissional

- Prof. Paulo Sales (ex-atleta profissional, Campeão Brasileiro em 1988 pelo E. C. Bahia, campeão do torneio de Acesso em 2008 pela equipe do Madre de Deus, ex-técnico do Poções)

- Prof. Laelson Lopes (Téc. Do Fluminense de Feira de Santana, E. C. Poções na Copa do Nordeste em 1999, Cruzeiro Jr. 2009, Espanha...)

10:00 – GD1: Treinamento Precoce
- Prof. Eduardo Costa (Professor do Colégio Estadual Luiz Vianna Filho, Campus e CAP. Coordenador da Escolinha 3D, atleta da seleção de futsal de Jequié)

- Vagner Ferreira (Acadêmico do 5º. Semestre do Curso de Educação Física da UESB)

GD2: Marketing e Futebol
- Prof. Esp. Luciano Bittencorut (Prof. De Educação Física Colégio Social, CAP e atualmente no Col. Luiz Vianna, Coordenador de núcleo no projeto 2º. Tempo)

14:00 Auditório WALLY SALOMÃO

Tema livre: Violência e Futebol
- Adriano Lopes (Acadêmico do 5º. Semestre do Curso de Educação Física da UESB)

14:30 – GD1: Futebol e Ed. Física Escolar
- Prof. Luciano Bittencourt

GD2: Futebol Feminino
- Prof. Esp. Temístocles Damasceno
(Professor da UESB e ex-coordenador do Projeto Segundo Tempo em Jequié, atualmente Diretor de Esportes do Município).

16:30 – ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário