segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SUCESSO TOTAL NO SEMINÁRIO...

Aconteceu na noite de quinta feira e toda sexta feira na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) campus Jequié, o SEMINÁRIO FUTEBOL FENÔMENO SOCIAL, que contou com a participação de alunos do curso de Educação Física da UESB além de alguns alunos de outros colégios e ainda pessoas da comunidade ligadas ao esporte.
Na quinta feira a noite aconteceu a abertura com as palestras do Prof. Esp. Temístocles Damasceno e Prof. Ms. Juraci Reis Filho (também organizador do evento), a grande ausência da noite foi a do secretário Municipal de Esportes e Lazer do Município, Prof. Ms. Robério Chaves Pinheiro, que mesmo tendo garantido presença alegou que teve outros compromissos e não compareceu deixando frustrados a todos que estavam na expectativa de ouvir sua fala.
Na sexta feira pela manhã no Auditório Administrativo houve palestras com o ex-atleta de futebol e hoje técnico e professor de Escolinha de Futebol, Paulo Sales; com o técnico do Fluminense de Feira de Santana (campeão da Taça Governador do Estado 2009) Laelson Lopes, com o acadêmico do 5º. Semestre do Curso de Educação Física da UESB, Vagner Ferreira e o professor Eduardo Costa Vieira (Dudinha).
Quem ficou frustrado na noite da abertura do evento com o não comparecimento do senhor secretario de esportes e lazer do município, ficou satisfeito com as palestras realizadas no dia do encerramento do evento (sexta feira), principalmente quem pode ouvir o técnico.
O ex-jogador e hoje técnico de futebol, Paulo Sales foi quem deu o ponta pé inicial ao segundo dia do seminário e fez várias colocações principalmente sobre o futebol amador da cidade e mostrando que em outras cidades o apoio do poder público municipal é consideravelmente grande enquanto em Jequié ainda pensam muito em ajudar o esporte seja ele amador ou profissional e chegou a citar alguns projetos que já foram desenvolvidos e ainda existem na cidade que sai do nada para lugar nenhum, uma vez que os jovens que participam destes projetos não tem um acompanhamento como deveria ter e ao final de cada ano eles param e cada um segue seu destino sem saber o para que serviu um ano de trabalho que foi desenvolvidos por professores e técnicos em cada modalidade esportiva.
Sales chegou a citar algumas cidades com São Caetano do Sul (SP) onde a prefeitura ajuda e retornando ao cenário estadual ele fez alusão a Madre de Deus cidade onde trabalho com a equipe profissional conseguindo levar a equipe local à primeira divisão do futebol baiano, quanto ao amadorismo citou cidades que são até mesmo de menor porte que Jequié onde as Ligas tem total apoio da prefeitura e aqui ainda é muito tímida a ajuda do poder público municipal e em decorrência disto muitos são os atletas que saem para disputar competições em outras cidades.
O ex-jogador enfatizou ainda que o esporte da cidade caiu muito e hoje já não existem mais aquelas equipes de futsal, vôlei, basquete entre outros esportes que faziam tremer os adversários, chegou a citar ainda que trabalhos isolados são feitos por alguns professores citando o professor Tom que recentemente conquistou títulos a nível estadual com equipes de base de futsal e ainda em poucas modalidades onde ainda existem alguns abnegados que fazem o verdadeiro trabalho de formiguinha, como no judô e na natação que de vez em quando se houve falar que um ou outro atleta com muito sacrifício representou a cidade em algum evento e obtendo êxito.
Deixou bem claro Paulo Sales, que o esporte da cidade tem que voltar a crescer e para isto existe uma necessidade de se unir forças. Indagado sobre a diferença entre salvar uma equipe do rebaixamento, fazer com que uma que tentou pela primeira vez sua ascensão à primeira divisão conseguisse um lugar no grupo de elite do futebol do estado e trabalhar com seleções amadoras que dão condições de trabalho e ficar na cidade onde a ajuda é pouca, ele deixou bem claro que aqui é muito difícil de realizar um bom trabalho em decorrência de muitas dificuldades encontradas, a começar pela falta de apoio.
Laelson Lopes deu uma verdadeira aula de técnica e tática não só no futebol profissional como também em outras modalidades esportivas que tem conhecimento, Laelson mostrou aos presentes que os anos que tem como técnico de equipes no futebol brasileiro e os anos em que viveu na Europa lhe deu uma grande bagagem e verdadeiro conhecimento de causa deixando a todos satisfeitos.
O atual técnico do Fluminense de Feira de Santana, chegou a colocar que o Brasil está atrás de muitos paises e que precisa muito evoluir e que para isto é necessário uma conscientização de um todo, Laelson fez uma viagem ao tempo do esporte principalmente o que era usado nas ruas pela garotada e que hoje já não existe mais. Ele indagou aos presentes se conheciam brincadeiras como: cabeceio, virada entre outras brincadeiras que eram realizadas pelos garotos nas ruas de suas cidades e que hoje já não se ver mais. Quase nenhum dos presentes soube responder ao palestrante sobre uma das brincadeiras citadas.
Foi feito ainda por Laelson um comparativo com o futebol de antes e o de agora e praticamente mostrou a todos que no passado se jogava um futebol de classe e hoje um futebol mais robotizado ou mecânico, em decorrência dos diversos trabalhos que são realizados com os atletas não só para pegar massa muscular como para aprimorar o lado técnico e tático de cada um deles.
Quem não foi à UESB perdeu uma verdadeira aula de futebol, logo após a palestra de Laelson foi a vez do acadêmico do 5º. Semestre de educação física Vagner Ferreira, e o professor Eduardo Costa Vieira (Dudinha) fazerem explanações sobre Treinamento Precoce.
O prof ms. Juraci Reis Filho, satisfeito com a realização do evento já pensa em realizar no próximo ano um curso para técnico de futebol na cidade, os detalhes estão sendo acertados principalmente com os técnicos Laelson Lopes e Paulo Sales para que outros nomes do cenário esportivo nacional possam está na cidade para engrandecer o evento. Tão logo tenhamos maiores detalhes do evento estaremos comunicando aos leitores deste espaço.
Agradeço ao Prof. Ms. Juraci Reis Filho, pelo convite feito ao titular deste espaço para participar do Seminário, na oportunidade parabenizo não só a Juraci, mas todos alunos do Curso de Educação Física da UESB pelo brilhantismo do evento. Com certeza aqueles que estiveram presentes na noite da quinta feira (03) e durante todo dia de sexta feira (04) ficaram enriquecidos em seus conhecimentos com o que presenciaram.
Além da não presença do secretário de esportes e lazer do município foi sentida também a falta de membros da imprensa local, principalmente os que atuam na área esportiva, já que nenhum deles marcou presença no evento e depois criticam que não acontecem eventos desta qualidade na cidade para debater o esporte de uma maneira geral e abrangente. Quem não apareceu foi quem perdeu.
Os organizadores do Seminário tenham certeza que o mesmo foi SUCESSO TOTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário