quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

WWW.ICARETAGEM.COM.BR...

FONTE: Lílian Machado (TRIBUNA DA BAHIA).

E-mails com conteúdos falsos, tendo como remetentes empresas e órgãos públicos; recebimento de fotos torpedos enviadas por endereços de amigos e ou desconhecidos, que na verdade são vírus para o computador; ligações telefônicas de pessoas que se passam por funcionários de empresas oferecendo serviços e pedindo dados. Cuidado, pois esses tipos de abordagens que se materializam em crimes se tornam ainda mais comuns nesta época do ano, quando as pessoas se preparam para as festas do Natal e do Ano Novo. Conforme consultores em segurança na internet, dados ainda do ano de 2007 já demonstravam que o roubo de senhas aumentou 225%. Esses golpes vêm no chamado “Cavalo de Troia” - que é um dos vírus mais disseminados na internet.O crescimento do uso dos meios de comunicação, principalmente da internet e do telefone celular, tem deixado as pessoas cada vez mais vulneráveis à invasão de criminosos. Os meios que se tornaram bastantes úteis na vida contemporânea acabam sendo também utilizados para fins indevidos.De acordo com o advogado especializado em crimes na informática, Thiago Castro Vieira, existem vários tipos de crimes eletrônicos hoje em dia. “As mensagens eletrônicas vêm na maioria das vezes traduzidas em vantagens patrimoniais, a exemplo de prêmios e sentimentais, como a de um amigo que envia foto torpedo, cartões virtuais, etc. Portanto, o conselho básico é de que as pessoas tenham muita cautela, não sejam ansiosas e prestem bastante atenção ao contexto das situações. Evitem abrir e-mails de desconhecidos e ou que sejam de conhecidos, mas que tenha conteúdos suspeitos”, recomenda.Entre os tipos de crimes que mais acontecem na internet, Vieira cita as mensagens por e-mail que servem para roubar dados pessoais do usuário com o objetivo de fazer fraudes, entre outras coisas, o sequestro de informações. Um exemplo é trabalhos, em que o criminoso, depois de alterar a formatação do documento e roubar o original, procura extorquir dinheiro da vítima para que, somente nessa condição, ela possa ter o que lhe é de direito de volta. “O que ele leva pra si é somente a chave privada e, a depender do valor desses dados, ele vai lhe extorquir, como condição para que você tenha novamente acesso ao que lhe pertence. Isso aconteceu com um laboratório de remédios, onde uma pesquisa inteira foi roubada dessa forma”, cita. Segundo o especialista, uma das formas de evitar essas armadilhas, além de ter cautela, é a de utilizar sistemas menos vulneráveis que o Windows. “Desconfie de grandes promoções e prêmios que você não se inscreveu. Não passe dados por telefone, não acredite em todas as ligações, tenha paciência e não se precipite”, diz, ressaltando inclusive que o Código de Defesa do Consumidor prevê que as empresas e órgãos se comuniquem por correspondências físicas, ou seja, via Correios e não por meios eletrônicos. Além disso, as empresas ao ligarem para os cidadãos não devem solicitar dados como CPF e RG.
SEQUESTRO DE DOMÍNIO.
Outro crime lembrado pelo advogado também é o sequestro de DNS (nome de domínio do servidor), onde automaticamente os usuários de um site são direcionados para outro, ou para uma cópia falsa com o intuito de roubo de dados e senhas. “Se for uma infecção no provedor é muito perigosa, pois alcançará um maior número de pessoas de uma só vez. Esse é um tipo tortuoso e muito difícil de detectar”, alerta. Segundo Vieira, é preciso que as pessoas também estejam atentas às páginas dos sites, verificando, por exemplo, a grafia das palavras. “Se antes o site de um banco tinha as palavras escritas corretas e nos próximos acessos se apresenta diferente, com erros de português, desconfie, pois aquela deve ser uma página falsa”, enfatiza.Apesar de não existir uma delegacia especializada em crimes eletrônicos na Bahia, o Departamento de Crimes contra o Patrimônio é quem faz o trabalho de investigação dessas ações criminosas. De acordo com o delegado e diretor do Departamento, Mauro Moraes, o volume de ocorrências registradas tem crescido bastante na Bahia. “Na medida em que se aumenta o uso do meio eletrônico, aumenta também o número de fraudes. A cada dia recebemos um número significativo de queixas”. Ele recomenda a utilização apenas de sites seguros e atenção com e-mails e ligações.Conforme o delegado, na Polícia Técnica da Bahia existe uma área específica para apuração de crimes cibernéticos e o próprio Serviço de Inteligência da Polícia Civil também faz esse tipo de trabalho.
DICAS PARA EVITAR ARMADILHAS.
Os cidadãos devem evitar:-E-mails nos quais o remetente afirma ser Receita Federal e solicitam CPF;-Cartões com mensagens românticas de pessoas anônimas;-Fotos e imagens de desastres;-Loterias com prêmios milionários informando que você foi o grande ganhador;-Fotos torpedos, como exemplos: clique aqui e veja nossas fotos; olha a foto que nós tiramos, entre outros.
Antes de comprar pela internet é recomendável:-Verificar no site www.registro.br se a loja na qual se pretende fazer a compra está cadastrada na lista de lojas on-line.
Para baixar programas de forma segura se aconselha que: -Os downloads sejam feitos em sites oficiais, uma vez que crackers e hackers criam sites com endereços parecidos com os dos sites oficiais.Exemplo: www.caixaeconomica.com.br (falso), www.caixa.com.br (verdadeiro)-Manter o antivírus sempre atualizado e ter um bom programa de firewall.
ORIENTAÇÕES PARA NÃO SER VÍTIMA DE LIGAÇÕES TELEFÔNICAS CRIMINOSAS:
- Instale identificador de chamadas nas linhas fixa e celular. Marginais descobriram que praticar crimes a distância, sem contato físico com a vítima, diminui riscos de prisão. Para tanto, eles se utilizam de telefones fixos e celulares. Ficam 24 horas por dia à caça de pessoas desatentas e desavisadas. Instale o quanto antes o aparelho conhecido por “bina”, que identifica todas as chamadas que fizerem para seu telefone fixo ou celular. Assim, antes de atender uma ligação, você ficará sabendo se a pessoa que está ligando é conhecida ou desconhecida.
-Não acredite em prêmios-surpresaVocê conhece alguém que ganhou prêmios pelo telefone ou internet? Tenho certeza que não. Desconfie sempre de qualquer proposta mirabolante, mas se porventura você insistir em acreditar em falsas promessas, seja previdente. Diga que está com pressa, peça um telefone para contato, jamais atenda de imediato a vontade do interlocutor. Em seguida entre em contato com a empresa pelo telefone obtido em listas telefônicas ou site oficial e confirme a promoção.
- Não acredite em recadastramento por telefone.Instituições bancárias, INSS, poder judiciário, operadoras de cartões de crédito, etc., não fazem recadastramento por telefone. Procure o órgão competente para tirar suas dúvidas, jamais acredite em pessoas que desejam saber suas informações pessoais através de uma simples ligação telefônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário