terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ACORDO IMPEDE DESFILE DE ANIMAIS NA MUDANÇA DO GARCIA DE 2011...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
O desfile de burros, cavalos e demais animais de tração na “Mudança do Garcia”, bloco popular que ocupa as ruas do Campo Grande na segunda-feira de carnaval, está vetado em 2011.
A determinação partiu de uma reunião realizada nesta terça-feira (09), na sede do Ministério Público estadual (MP-BA), no bairro de Nazaré. O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Heron Santana, e representantes da “Mudança do Garcia”, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB/BA) e de entidades não-governamentais (ONGs) de proteção aos animais firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proíbe a utilização dos animais na folia momesca do próximo ano.
Este ano, as carroças puxadas por burros, que fazem parte do desfile que sai do Garcia há mais de 80 anos, continuarão a fazer parte da festa. No entanto, os veículos não poderão fazer o transporte de pessoas, isopores com água ou qualquer outro peso.
Durante a audiência, ficou definido que dois veículos das ONGs levarão os isopores com água que seriam transportados pelas carroças, e os representantes das entidades de proteção aos animais acompanharão o cortejo verificando o tratamento dado aos 20 cavalos e 15 burros que estarão no desfile.
O representante do MP, por sua vez, comprometeu-se em promover uma audiência para buscar junto aos poderes públicos uma alternativa para os que ainda sobrevivem da atividade de carroceiros.
Segundo o coordenador-geral da Mudança do Garcia e tesoureiro da Associação dos Moradores e Amigos do Garcia (Amag), Lourival Chaves, a agremiação já havia tomado a decisão de diminuir a quantidade de cavalos e burros que participarão do desfile. Ao invés de 60, serão 20 cavalos conduzindo cavaleiros; e 15 ao invés de 25 burros puxando carroças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário