quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ASSEMBLEIA DOS RADIALISTAS APROVA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DE SEXTA-FEIRA...

A assembleia dos radialistas ocorrida segunda feira (08.02) à noite, representou um momento importante para a categoria uma vez que aprovou a greve numa ocasião estratégica que é o carnaval. Os trabalhadores, conscientes da responsabilidade que estavam assumindo, admitiam que se o patronato não sentisse no bolso, não conseguiriam obter êxito nas suas reivindicações.
Para José Tiago Ferreira, diretor do Sindicato dos Rodoviários, presente a assembleia para prestar apoio, dividindo com os radialistas a experiência da sua categoria, esse era o instante estratégico para aprovar a greve e também para mobilizar o apoio dos trabalhadores, reforçando a luta. Seu colega, Wellington Dilzeira, diretor de formação do Sindicato dos Rodoviários, também reforçou o compromisso da classe, colocando-se à disposição para o que for necessário.
O ato em frente à TV Record ocorrido pela manhã foi lembrado como o marco de resistência dos radialistas , pois contou com a participação de todos os trabalhadores. O ato foi fruto da vontade da categoria, já que eles demonstraram que queriam uma mobilização que colocasse em xeque o funcionamento de setores da empresa.
Para a categoria, esse é o exato momento de mostrarem que estão fortes, que têm um sindicato vigoroso, para fazer valer os seus direitos e seus valores. Todos percebem que o sindicato está crescendo, se posicionando. Essa greve será o divisor de águas de muitas conquistas que virão a seguir.
O diretor executivo da CUT- Bahia, Paulo Abdala, disse que estava ali para demonstrar solidariedade, colocando à disposição a estrutura da CUT e para colaborar no comando da greve, acompanhando todo o desenrolar do movimento. Também ofereceu a ajuda da central como mediadora do processo. “É preciso que mostremos a nossa importância como trabalhadores. As pessoas que assistem à transmissão do carnaval de Salvador não sabem que as condições de trabalho aqui são as piores possíveis, mas é a terra que todo mundo quer visitar”, declarou.
A categoria vem sendo depreciada. No Brasil, a cada ano, nove colegas radialistas tentam suicídio. O trabalhador não quer greve, o trabalhador quer dignidade. A greve é uma conseqüência de uma necessidade não atendida.
Este ano, pode se repetir a greve bem sucedida que aconteceu em Salvador, em 1990, quando repórteres, cinegrafistas, câmeras, operadores, técnicos, locutores e produtores pararam de trabalhar, com cerca de 95% de adesão. A cobertura jornalística e a produção de programas locais nas quatro emissoras de televisão e nas rádios ficaram interrompidas durante três dias. Podemos novamente realizar um movimento com tamanha intensidade e obtermos vitória nas negociações, já que até agora não conquistamos nossos objetivos nesta Campanha Salarial. O mais importante tem sido a participação da categoria e a demonstração de unidade. Naqueles tempos, a negociação com os patrões só foi possível depois da deflagração da greve. E desta vez não está parecendo que vai ser muito diferente. Talvez com o início do movimento grevista, eles comecem a apresentar propostas mais dignas e dessa forma possamos começar a negociar para valer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário