quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FOLIÕES PODERÃO REALIZAR EXAMES DE HIV DURANTE O CARNAVAL 2010...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Além da distribuição de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também irá desenvolver o projeto Fique Sabendo, parceria com o Ministério da Saúde, por meio da campanha do Departamento Nacional de DST/AIDS. A ação tem por objetivo estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico do HIV, incentivando a população a realizar, de forma consciente e espontânea, o teste anti-HIV e de sífilis. O Fique Sabendo irá funcionar no 19º Centro de Saúde, no Pelourinho, da quinta-feira (11) até o sábado (13), das 09h às 17h. O projeto teve início no ano passado e foram realizados 600 exames.
A partir da adolescência, qualquer pessoa pode realizar o teste rápido. Para tanto, serão orientadas por profissionais, podendo tirar dúvidas antes e depois do exame, realizado através de um furinho no dedo para colher o sangue. O resultado sai rápido. Se o resultado for positivo, a pessoa será encaminhada para um serviço especializado. O acompanhamento e o tratamento poderão ser realizados nos serviços do SUS gratuitamente.
A expectativa da SMS é de atender aproximadamente a 400 pessoas. Segundo a coordenadora do programa de DST/AIDS da SMS, Socorro Farias, estimativas do Ministério da Saúde, em 2009, indicam que existem no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua condição sorológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário