terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

HEROÍNA COM ANTRAZ PREOCUPA AUTORIDADES DE SÁUDE DA EUROPA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

A heroína, uma droga derivada da morfina e fabricada a partir da papoula, passou a ser um problema de saúde pública desde os anos 60, atingindo duramente a juventude europeia e norte-americana.
Especialmente depois da guerra do Vietnã, onde os soldados americanos tiveram acesso a essa droga mortal, o tráfico tornou-se uma atividade criminosa muito rentável e base de parte da economia de países como o Afeganistão.
Desde dezembro passado, casos de viciados em heroína internados e morrendo por antraz estão sendo registrados. Inicialmente o surto foi detectado na Escócia, com cerca de 19 casos e pelo menos 8 mortes.
Na semana passada, um homem viciado nessa droga morreu na Alemanha com sintomas típicos de infecção por antraz, com confirmação laboratorial posterior.
Dia 5 de fevereiro marca a chegada da droga contaminada à Inglaterra com o registro do primeiro caso em Londres após a internação da primeira vitima, ainda não identificada pelas autoridades.
As análises mostraram que a droga contaminada nos três países tem a mesma origem, o que aumenta a suspeita de que um lote inteiro esteja contaminado com o esporos dessa bactéria.
O antraz é uma bactéria que vive no solo de forma natural e pode contaminar os seres humanos através da pele ou das vias aéreas.
A associação de uma bactéria que tem sua forma mais grave de infecção quando atinge os pulmões com uma droga que é usada através da inalação torna a contaminação da heroína uma situação de difícil controle.
A infecção por antraz nos pulmões pode ser fatal em 3 dias se não for identificada a tempo e tratada adequadamente. Como os viciados nessa droga muitas vezes têm sua saúde debilitada, a evolução pode ser fatal mais rapidamente.
As autoridades de saúde dos países europeus vão se reunir na semana que começa para discutir o tema em Londres.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário