terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

IDENTIFICAÇÃO POSITIVA DE PASSAGEIROS COMEÇA EM 1º. DE MARÇO, DIZ ANAC...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A partir de 1º de março, os passageiros que utilizam os aeroportos brasileiros terão que apresentar um documento de identificação com foto no portão de embarque da aeronave. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esta Identificação Positiva de Passageiros já ocorre na Europa e na América do Norte.
A Anac também informou que os passageiros que fazem check-in pela internet, através do autoatendimento ou por celular não precisarão mais carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes de seguir para a sala de embarque do aeroporto.
Para a Identificação Positiva, o passageiro poderá apresentar os seguintes documentos, em voos domésticos: carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública; carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional); licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela ANAC.
Em caso de roubo de documentos, o passageiro ainda pode embarcar apresentando Boletim de ocorrência, desde que este tenha sido emitido há menos de 60 dias. Crianças e adolescentes menores de idade devem apresentar a identificação com foto ou certidão de nascimento e também comprovação de filiação ou parentesco com o adulto responsável. Para viagens internacionais, é preciso apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido.
As medidas foram determinadas pela Anac em resolução de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário