sábado, 6 de fevereiro de 2010

NOVA ELEIÇÃO EM LAJEDO DO TABOCAL ATRAI LIDERANÇAS...

FONTE: Evandro Matos (TRIBUNA DA BAHIA).
A polêmica criada sobre a realização de uma nova eleição em Lajedo do Tabocal, localizado na região Sudoeste do Estado e a 380 km de Salvador, deve chegar ao fim no próximo domingo, dia 7, quando os eleitores irão às urnas para escolher o novo Prefeito do município. Com pouco mais de 9 mil habitantes e cerca de 5 mil eleitores, ainda assim o processo eleitoral na cidade tem chamado atenção e atraído lideranças políticas de vários partidos da capital baiana.
A eleição está sendo disputada por Mariângela Borges (PSB), que tem como vice Emanuel Brocchini (PCdoB), conhecido como Noel, ambos da base aliada do governador Jaques Wagner. O seu adversário é Antônio Rodrigues (Democratas), conhecido como Toé de Su, que forma a chapa com Dilson Santos, do PMDB.O novo pleito em Lajedo do Tabocal tem despertado interesse não só por 2010 ser um ano de disputa eleitoral como também pelo clima de “guerra” estabelecido na cidade após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A deputada federal Lídice da Mata, presidente da Executiva Estadual do PSB, viajou ontem à tarde para participar do comício de encerramento da candidata do seu partido, Mariângela Borges.
O Partido dos Trabalhadores também entrou na briga pela eleição. O presidente da legenda, Jonas Paulo, aproveitou uma extensa programação agendada para o interior para participar do comício de encerramento da candidata Mariângela Borges em companhia da deputada Lídice da Mata. De lá, Jonas seguiu para outros municipios.
O município vem sendo administrado desde o início do atual período de mandato (janeiro/2009) pela presidente da Câmara, vereadora Lilian Nascimento. A anulação das eleições de 2008 em Lajedo do Tabocal, quando foram candidatos o ex-prefeito Reivaldo Fagundes (PDT) e Mariângela Borges (PSB), foi determinada pelo fato de o candidato Reivaldo estar com o pedido de sua candidatura impugnada, ou seja, subjudice.
COMPREENDA O CASO.
O novo pleito em Lajedo do Tabocal acontecerá neste domingo (07), encerrando o capítulo de uma batalha judicial que começou logo após a divulgação do resultado da eleição em outubro de 2008. O problema foi criado porque o então candidato Reivaldo Fagundes (PDT), que venceu o pleito com pouco mais de 100 votos sobre o seu adversário, não pôde assumir porque foi considerado inelegível.
Com isso, a candidata Mariângela Borges (PSB), segunda colocada, foi diplomada e deveria assumir a Prefeitura. Contudo, isso não aconteceu porque o seu oponente entrou com um recurso. Daí para frente ocorreu uma verdadeira batalha judicial, até que, em novembro do ano passado, ficou definida uma nova eleição, marcada para o dia 7 de fevereiro. A decisão foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) em sessão ordinária conduzida pelo presidente Sinésio Cabral.
Inicialmente, o TRE havia marcado a eleição para o dia 20 de dezembro de 2009, mas, devido à decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, foi modificada a data. Lewandowski, ao examinar o pedido de liminar em mandado de segurança proposto pelos partidos PSC e PRB, determinou que fosse editada outra resolução com nova data para o pleito, respeitando os prazos processuais fixados na Lei Complementar nº 64/90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário