sexta-feira, 12 de março de 2010

AGORA TEM NEUROCIRURGIA NO HGPV...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
Agora a população de Jequié e região conta com mais um serviço de alta complexidade no HGPV, implantado com recursos exclusivos do Estado da Bahia.Desde quando o Hospital Geral Prado Valadares passou a contar com médico Neurocirurgião residindo em Jequié, há seis meses, já se realiza procedimentos Neurocirúrgicos no hospital, porém, até então, de forma limitada pela indisponibilidade de materiais essenciais.O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, informa que em decorrência dos trâmites legais, fechamento e reabertura de exercício orçamentário do estado, ocorreu atraso nas compras de materiais específicos para o Serviço de Neurocirurgia (instrumentais, equipamentos e materiais de consumo), o que impossibilitava uma atuação mais efetiva do profissional, mas neste momento o hospital já recebeu todos os materiais, o que possibilita a realização das neurocirurgias de Urgência e Emergência no HGPV, em especial, os Traumatismos Crânio Encefálicos (TCE).As transferências de pacientes com TCE para a capital do Estado até então foi motivo de muita angústia para os pacientes, para o profissional diretamente envolvido, nomeadamente Dr. José Schulte, de familiares de pacientes, da direção do HGPV, de profissionais de saúde, de gestores municipais e do Estado. Com o Serviço de Neurocirurgia estruturado as transferências serão reduzidas significativamente, “isto vai dar mais qualidade ao tratamento dos pacientes com intervenção neurocirúrgica precoce e, além disso, reduzirá os custos com deslocamento dos pacientes em UTI Móvel à Salvador”, avalia o diretor Gilmar Vasconcelos.“Agradecemos ao Dr. Jorge Solla, secretário Estadual de Saúde da Bahia, ao Dr. Amauri Teixeira, subsecretário, ao Dr. Alfredo Boa Sorte, superintendente de Atenção à Saúde e ao Dr. Renan Araújo, diretor da Rede Própria por mais este feito na saúde da Bahia, e em especial ao Governador Jaques Wagner pelos investimentos em Saúde para a população baiana”, disse Gilmar Vasconcelos. BREVE HISTÓRICO.
A decisão de implantação do Serviço de Neurocirurgia no HGPV decorreu da inexistência de um serviço dessa especialidade e complexidade na microrregião de Jequié, através do qual poderia realizar intervenção neurocirúrgica em tempo oportuno, em vítimas de Traumatismo Crânio Encefálico, com AVE que viessem a necessitar de cuidados invasivos, bem como a todos os pacientes que por ventura tivessem diagnóstico de patologia do foro Neurocirúrgico. Assim poderíamos salvar muitas vidas que, infelizmente, eram perdidas pela dificuldade de acesso a tratamento da área neurocirúrgica.Já em março de 2008 deu início à elaboração técnico-administrativa do projeto com a participação efetiva do Neurocirurgião Dr. José Schulte, no sentido de criar uma nova mentalidade de trabalho, trazendo sua experiência no exterior, a fim de ter no HGPV um serviço com padrão de qualidade técnico-assistencial, com aporte de materiais e desenvolvimento de trabalho aos moldes por ele praticado na Europa.Em setembro de 2008 o médico Neurocirurgião do Hospital São João, Porto, Portugal, Dr. José Schulte visitou o HGPV, de quando o Projeto foi escrito e aprimorado. Em novembro o referido projeto foi apresentado à Câmara Técnica de Neuro do Estado da Bahia, no mês de maio de 2009 foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde de Jequié sendo aprovado, em seguida, neste mesmo mês a Comissão Intergestores Bipartite aprovou a inclusão do HGPV na Rede de Neuro do Estado da Bahia.Em Julho de 2009 o médico Neurocirurgião Dr. José Schulte é vinculado ao HGPV. Durante os primeiros seis meses o profissional participou da estruturação da Clínica de Neurociências do HGPV, organizou diversas atividades de Educação Permanente na área Neurocirúrgica, reuniões científicas com os colegas Neurologistas, elaborou protocolos, implantou Ambulatório Especializado para os pacientes egressos do Serviço de Neurociências, assistiu pacientes diariamente em enfermaria, realizou avaliações neurocirúrgicas de pacientes na Emergência, organizou descrição técnica de materiais de consumo e permanentes para aquisição, participou de reuniões da CATEC/Neuro-BA, e fez intervenções neurocirúrgicas dos pacientes passiveis de solução com os recursos disponíveis.Neste mês de março de 2010 o HGPV recebeu os instrumentais cirúrgicos, craniótomo, monitor de Pressão Intracraniana, materiais de consumo (cola biológica, substituto de dura, hemostáticos, fixador de retalhos ósseos, sensores de PIC, válvulas, dentre outros), o que já possibilita uma atuação efetiva do profissional. Em breve o HGPV estará recebendo o Microscópio Cirúrgico.

OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário