quarta-feira, 24 de março de 2010

ALETRAÇÃO POLÊMICA NO CÓDIGO DE TRÂNSITO...

FONTE: Noemi Flores (TRIBUNA DA BAHIA).

Há sete dias foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) (17/03) a Lei número 12.217 , uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que torna obrigatório para os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação aulas no período noturno. Isto significa que daqui a 53 dias já entra em vigor (o prazo é 60 após a publicação) em todas as cidades do país, mas cabe ainda ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipular a carga horária mínima para o treinamento noturno.
Esta medida foi aceita, mas causou polêmica em donos de auto-escola, condutores e candidatos à carteira devido a um fator importante que é a segurança noturna, já que cada vez mais a população se torna vítima da violência na cidade em qualquer horário do dia e com mais intensidade à noite.
E a pergunta é feita pelo dono da auto-escola Agora, Formação de Condutores, localizada na Avenida 7 Setembro, 73, Centro, Márcio Antônio Rocha Magalhães: “O Estado vai ser responsável pela segurança de nossos alunos e de nossos condutores ?”
A preocupação do instrutor é basicamente com a segurança, porque no sentido de aprendizado ele frisa que é ótimo para se fazer uma avaliação do aluno como condutor em todas as situações. “Adquirir técnica e prática à noite é importante porque a noite já é uma condição adversa”.
Mas a maior preocupação do diretor do estabelecimento e dos instrutores está relacionada com a segurança e fala sobre situações costumeiras. “Se o carro interromper na hora errada em um lugar em que o aluno e o instrutor fiquem à mercê de assalto, o Estado vai se responsabilizar?”. Ele acrescentou que estas interrupções de carro são comuns quando se está aprendendo a dirigir.
Outro detalhe apontado pelo diretor da auto-escola é o problema da visibilidade dos outros motoristas com os de auto-escola. “À noite o índice de pessoas alcoolizadas dirigindo é maior, neste caso a visibilidade diminui, ficando os carros de auto-escola vulneráveis”, advertiu.
Além do mais, segundo o instrutor, ainda tem a carga horária dos instrutores que deve ser avaliada porque o máximo são 10 horas por dia de trabalho pelo regime da CLT, e os horários noturnos ainda não foram estipulados pelo Contran. “O aluno é obrigado a ter 20 horas de aulas práticas, o que não se sabe se estas aulas noturnas vão atingir esta quota ou não. E também até que horário à noite os alunos terão estas aulas, pois já temos aulas até as 19h40”, explicou, afirmando que o ideal seria se este horário fosse mantido.
MAIS ATENÇÃO E HABILIDADE NO VEÍCULO.
Embora também esteja preocupado com a segurança no ambiente externo de trabalho, afirmando “precisamos ter mais áreas de treinamento e segurança para garantir o bem-estar de nossos alunos”, o presidente do Sindicato de Auto-Escolas da Bahia (Sindauto), Abelardo Filho, na sua avaliação sobre estas aulas noturnas de direção aponta como pontos positivos principais as habilidades que os alunos vão adquirir porque em sua visão “ o treinamento noturno vai requerer mais atenção, habilidade e domínio do veículo por parte dos condutores e o aluno terá mais noção em relação à distância e velocidade entre os carros já que há variação na acuidade visual em função da mudança de luminosidade’, concluiu.
Para o engenheiro eletricista Eric Gonzáles, 32 anos, a medida é muito válida porque “se a pessoa vai tirar uma carteira de habilitação, o nome já está dizendo, tem que aprender a dirigir em diversas situações, em diversos horários. Afinal de contas, se aprender durante o dia, nunca vai ter ideia como é o trânsito à noite. Para mim é uma espécie de simulação das situações reais do trânsito”, resumiu.A universitária Margareth Denardim Souza, 22 anos, aluna da auto-escola Veja afirma que será difícil ter estas aulas durante a semana, já que estuda à noite e está esperando o Contran se pronunciar para saber exatamente o número de horas de aula noturna. “Faço estágio de Direito de dia e à noite estudo, não sei como vou fazer. Se for poucas horas posso deixar para final de semana. Também me preocupo muito com a violência de noite”, revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário