sábado, 13 de março de 2010

ANO LETIVO COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA PARA 14 MIL ALUNOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Ano letivo começa na próxima segunda para 14 mil alunos da educação no campoAs aulas para 14 mil estudantes da rede estadual atendidos pelo Programa Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica (EmC@mpo) começam nesta segunda-feira (15). O programa, que visa democratizar o acesso à educação, está presente em 364 localidades da zona rural do estado que totalizam 400 telessalas com mediadores. O programa possibilita que os estudantes interajam, perguntem e exponham as suas dúvidas em tempo real. A transmissão da aula está marcada para começar às 8h, no turno matutino, às 13h, no turno vespertino e às 18h30 no turno noturno.
A aula inaugural será transmitida de Salvador, por meio da solução tecnológica IPTV, para as localidades rurais. Das salas de aulas, os estudantes receberão mensagens de boas-vindas do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
Para o professor de História, Rodrigo Lopes, o programa EmC@mpo é uma forma de contemplar as populações das zonas rurais com um ensino de qualidade, trabalhando o currículo normal e evidenciando os saberes dos povos dessas comunidades. “Estamos oferecendo para os povos do campo condições para que estejam em pé de igualdade com quem estuda na cidade”.
O projeto EmC@mpo atendeu, em 2009, a 6.774 adolescentes, jovens e adultos que residem e trabalham no campo, em locais onde o acesso ao ensino médio ainda é difícil. Para garantir o Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica, a Secretaria da Educação, em parceria com as prefeituras, vem reformando as escolas, no intuito de dotá-las de infraestrutura adequada e equipamentos tecnológicos necessários para o funcionamento do Programa.
Além de potencializar os espaços escolares já existentes, o EmC@mpo também promove a formação inicial e continuada para os educadores. O programa é mais uma das ações empreendidas pelo governo para ampliar a oferta da educação no campo. Ao todo, a Secretaria da Educação criou, este ano, mais 39.838 novas vagas no ensino médio, visando atender, especialmente, aos baianos que vivem na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário