segunda-feira, 22 de março de 2010

COMEÇOU HOJE A 2ª. ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ‘A’...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Começou nesta segunda-feira (22) a segunda etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1). Até o dia 2 de abril, deverão ser imunizados gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos .As grávidas deverão ser vacinadas, independente da idade e do tempo de gestação. Este perfil representa importante percentual dos pacientes hospitalizados por conta da doença: entre 7% e 10%. As gestantes internadas têm dez vezes mais possibilidades de ocuparem unidades de cuidado intensivo quando se compara à população geral, constituindo grupo de elevado risco. É importante ressaltar que a vacina aplicada nessa etapa não compromete a gravidez, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Para ter direito à vacina, a grávida deve comprovar a gestação através de exames ou algum documento.Doenças crônicas - Os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos também devem procurar a vacina contra Influenza A (H1N1) nessa etapa. O grupo precisa ser protegido por já se encontrar em situação de vulnerabilidade, podendo apresentar quadros de maior gravidade e morte.
Na pandemia de 2009, as pessoas portadoras de doenças respiratórias crônicas foi o de maior freqüência, com 24,4% dos registros, seguido das doenças cardiovasculares e dos portadores de doenças renais. Estão incluídos no grupo de portadores das doenças crônicas: pessoas com grande obesidade, com doença respiratória crônica desde a infância, indivíduos asmáticos, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônica,; pessoas com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, pessoas com doença hepática, renal/ hematológica, portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca e outros.
As pessoas que se enquadram nesse perfil, independente da idade até os 60 anos, deverão comprovar a vigência da doença crônica. As crianças com doença crônica que tenham entre 2 e 9 anos receberão duas doses da vacina. Aquelas com idade entre seis meses e menos de dois anos também deverão ser vacinadas nessa etapa.
A imunização desse grupo se justifica pelo fato das taxas de hospitalização na vigência da pandemia terem sido elevadas em crianças muito pequenas, com um percentual de 1% a 10% daquelas que necessitaram de internação e, dentre estas, 10% a 15% demandaram atenção diferenciada em unidades de cuidados intensivos e destas, 2% a 9% foram a óbito.
Essas crianças deverão receber duas doses da vacina. A segunda será agendada para 30 dias depois da primeira e, portanto, garantida para crianças com mais de dois anos. Os pais ou responsáveis ao levarem suas crianças deverão portar caderneta de vacinação. A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira em unidades de saúde do Município, hospitais públicos e particulares, além de instituições que se interessarem e possuam estrutura básica para aplicação do medicamento. As pessoas devem seguir o cronograma montado pelo Ministério da Saúde, que dividiu a estratégia em quatro etapas. A vacinação terminará antes do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário