sábado, 13 de março de 2010

E AS MULHERES VÃO À LUTA...

FONTE: Lucy Andrade (TRIBUNA DA BAHIA).

As sapatilhas de balé e os óculos de natação foram substituídos pelas luvas de boxe. Esta é nova modalidade da ala feminina para detonar com as gorduras e definir o corpo. A atividade é poderosa, vai muito além de socos e o aluno pode perder, em média, 800 calorias, a depender do ritmo do treino. De acordo com o professor de educação física e ex-pugilista Edie Mattos, o boxe é o exercício mais completo que associa perda de peso e definição corporal. “Além de detonar as gorduras, o praticante exercita todos os músculos do abdome, costas, coxas, glúteos e até a musculatura facial. Também funciona como ‘método’ psicológico, na liberação do estresse”.
As aulas geralmente são divididas em rounds, ou seja, três minutos de atividades e um de descanso. A sequência é simples: alongamento, alguns rounds pulando corda ou fazendo esteira e bicicleta. E muitos, muitos golpes nos sacos, ou treinando com um sparring (golpear um atleta enquanto ele apenas se defende) em cima do ringue.
Edi explicou que antes de começar a lutar, o aluno precisa fazer alguns minutos de exercício aeróbico, que pode ser esteira, bicicleta ou pular corda, que é um exercício que ajuda a queimar colorias, fortalece os músculos inferiores, aumenta a agilidade, equilíbrio e coordenação geral, o que é necessário para praticar boxe. “Aulas de boxe não se resumem a socos, mas são um conjunto de exercícios. Todo esse processo ajuda para a preparação física; pular corda é um dos melhores, pois fortalece a musculatura das pernas, aumenta a coordenação motora e agilidade”.
Para quem deseja fazer boxe e tem medo de se machucar, o instrutor Edie Mattos ressaltou que para praticar a atividade o aluno não precisa lutar, o treinamento pode ser feito com o saco e com o boneco. “É preciso desmistificar essa ideia de que o boxe é agressivo e que machuca. Só há combates se o aluno estiver bem preparado e se desejar, mas não é necessário para a finalidade de perda de peso e definição corporal”.
O personal trainer Roberto dos Santos Lima disse que qualquer pessoa pode praticar o boxe e que não há contra-indicação, mas é preciso ter cuidado com a escolha do exercício aeróbico, pois há pessoas que não podem pular corda. “Não há limitações de idade. Eu ministro aula a uma turminha de oito a 10 anos, assim como pessoas com 50 anos. O importante é respeitar os limites de cada um. O professor precisa ficar atento: por exemplo, apesar de pular corda ser um complemento importante para preparar o corpo para o boxe, há contra indicação: pessoas com sobrecarga de peso e problemas articulares não devem fazer esse exercício, mas podem fazer esteira ou bicicleta”.
A atividade exige muito dos braços. No começo, esses são os que mais trabalham, mas depois as pernas entram em ação, e não param; no vaivem dos golpes, elas acompanham para dar uma passada ou para se esquivar do oponente. A nutricionista Valéria Damasceno, 21 anos, disse que escolheu o boxe porque perde peso rapidamente e ganha massa muscular, sem precisar “puxar” ferro. “É um exercício que emagrece e define o corpo. Também não gosto das atividades monótonas - andar de esteira e pegar peso - e prefiro algo mais dinâmico como o boxe, que é superdescontraído. Treino há um ano, de duas a três vezes por semana”.
Enquanto uns procuram o boxe para emagrecimento e tornear o corpo, outros aderem à modalidade para aliviar as tensões, como a administradora Fernanda Magalhães, 28 anos, que há um ano começou a lutar para descarregar o estresse. “Eu tinha problemas de depressão e o psicólogo me indicou o boxe para extravasar, e quando estou com bastante raiva, ai eu dou bastante soco para aliviar”, disse Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário