terça-feira, 16 de março de 2010

FILHOS DE PAIS MAIS VELHOS TÊM MAIS CHANCES DE TER PROBLEMAS SOCIAIS...

FONTE: minhavida.uol.com.br

Superproteção pode desencadear a dificuldade de se relacionar.
Uma pesquisa da Universidade de Israel, que analisou 450 mil adolescentes do sexo masculino com 16 ou 17 anos de idade, constatou que há maior prevalência de dificuldades de interação social em filhos, cujos pais tem idade entre 45 anos ou mais. A todos os voluntários foram feitas cinco perguntas com o objetivo de avaliar a capacidade social dos jovens e o resultado foi surpreendente: 50% deles não consegue se inserir em grupos e preferem atividades individuais. Os pesquisadores consideraram variáveis, como o QI do jovem, a idade da mãe, o nível socioeconômico e a ordem de nascimento em relação aos outros irmãos, para entender de que maneira a educação recebida em casa e seus hábitos influenciavam a vida social destes jovens, tornando-os mais reclusos.
Para os pesquisadores, o fato de os pais mais velhos tentarem poupar os filhos de tudo é o principal fator responsável pelo problema. A superproteção poderia provocar a dificuldade dos jovens em se relacionar com outras pessoas e de estabelecer laços afetivos fora do ambiente familiar. Pesquisas anteriores, realizadas na Universidade de Tel Aviv, indicaram que filhos de pais mais velhos têm mais probabilidade de ter autismo ou QI mais baixo. Alguns males, como a esquizofrenia, também parecem ser mais comuns à medida que os pais envelhecem, segundo a pesquisa.
Mas os cientistas alertam que os efeitos da idade do pai sobre a saúde de seus filhos, embora importantes, não são determinantes no comportamento do filho e que é preciso averiguar outros aspectos da vida dos jovens para fazer tal relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário