quarta-feira, 24 de março de 2010

PIRATAS E HERÓIS DA BOA VIAGEM...

FONTE: Jolivaldo Freitas (TRIBUNA DA BAHIA).

O bairro da Boa Viagem foi palco de lutas sangrentas entre os índios tupinambás e os portugueses. Os tupinambás e os Tupiniquins. E entre portugueses e baianos. Até hoje o boaviagiano estufa o peito de orgulho por nunca ter sido dominado por ninguém e ter colocado para correr até franceses (estes nem de tanta importância assim, guerreiros acavaleirados que são, do tipo de fazer uma reverência antes de enfiar a espada e com isso levar bodurna no cocurutu); e holandeses (estes sim, guerreadores raciados com Thor que matavam sem pena nem dó e sem remorso).
Claro que os maledicentes e invejosos da Massaranduba, Uruguai e Ribeira dizem que tudo não passa de ficção, mesmo que o Mont Serrat seja nome francês e o Forte que empresta seu nome – embora os mais íntimos o chamem de Castelo de Tapagipe – tenha sido onde os holandeses foram postos para correr. São provas das lutas incessantes que o povo da Cidade Baixa participou, ganhando sempre.
É justamente esta mania de ganhar que à vezes cria problemas para os boaviagianos. Agora mesmo estão batendo de frente com o prefeito João Henrique. O homem fez um projeto de reurbanização da área – que convenhamos está degradada – mas como não explicou direito vem recebendo bordoadas de todos os lados, pois o pessoal da área acostumado a lutar não se conforma em ficar passivo quando de trata de uma boa luta e ainda mais se for por uma boa causa.
Como eu disse, o orgulho do povo da área vem também de outras questões que não somente as vitórias acachapantes com invasores, piratas, bucaneiros ou homens do Império Português. Tem também o fato de ser o bairro onde aconteceu a primeira experiência socialista no Brasil, que foi a fábrica de tecidos e a Vila Operária implantadas pelo industrial Luiz Tarquínio. O homem botou na cabeça que o empregado tinha de levar uma vida modesta, mas respeitosa e montou o primeiro núcleo habitacional baiano com casas de dois andares, creche, clube, urgência médica, delegacia, jardins, água encanada, luz elétrica de gerador próprio, mercadinho e até uma escola de primeira linha.
Mas, o boaviagiano tem orgulho extremo mesmo é dos seus filhos que ficaram famosos. São muitos, dentre os quais Laurinha, Vicente Salles, os jogadores campeão brasileiro pelo glorioso Bahia como Leguelé e Xaxa; a cantora Margareth Menezes e muitos desembargadores, escritores e artistas plásticos. A Boa Viagem sempre misturou porrada com arte e esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário