segunda-feira, 22 de março de 2010

PRA LÁ DE EXÓTICOS...

FONTE: Ana Claudia Sniesko, Revista Zero/ed.11 (itodas.uol.com.br).
Creminhos cheirosos, com frutinhas, coloridos. Nada disso é novidade. O mercado cosmético sempre nos surpreende, mas dessa vez, o que nos chama atenção não são fórmulas milagrosas ou loções instantâneas. O quão exótico são os ingredientes da vez é a nossa intriga do momento.
Baba do caracol, veneno da cobra e até o caviar sai da mesa para os potinhos de beleza. Mas não torça o nariz ainda, sem antes de saber do que estas bases tão “inesperadas” são capazes. Antes de falar sobre isso, vamos contar como o mercado cosmético apostou nesses produtos. “O mundo cosmético é peculiar nesta questão, pois aceita e incorpora com facilidade tudo que é novo e tudo que é diferente”, explica o professor Maurício Pupo, Diretor da IPUPO Consultoria em Desenvolvimento Cosmético.
O especialista ainda destaca que produtos diferentes e com apelos exóticos lembram, no inconsciente das pessoas, as poções mágicas, as receitas caseiras e as receitas populares. “O consumidor relaciona o cosmético exótico com a esperança de ficar mais bonito através de uma receita mágica ou ainda de um ingrediente raro”, conta.
Sedentos por novas tecnologias, esses pro­ ssionais não descansam enquanto não descobrem novidades. Esgotadas todas as possibilidades, os ingredientes ditos improváveis são explorados e é neste momento que o setor surpreende a nós, sedentas por creminhos milagrosos.
NATUREZA E CIÊNCIA, UMA COMBINAÇÃO FUNDAMENTAL.
Como nada age sozinho, a mistura de elementos é o que mantém o sucesso desses novos cosméticos, que auxiliam desde o clareamento da pele à redução de rugas. As células-tronco da maçã é um dos exemplos de “quase milagre” da cosmética. O ingrediente, quando formulado, auxilia na regeneração total da pele, já que a substância age da camada mais super­ cial atéa mais profunda.
Uma preocupação recorrente quando o assunto é produto de beleza, são as indesejáveis alergias que nos acomete. “Nenhum tipo de restrição existe, pois o próprio conceito de cosmético já exclui qualquer substância que possa oferecer riscos à saúde”, explicaPupo. Segundo o professor, as reações alérgicas apresentadas por eles não são superiores ou diferentes das reações apresentadas por quaisquer outros cosméticos.
“Alergia é sempre uma reação individual e depende de cada organismo”, completa. Mas o que nós queremos saber é quais são as novidades e, para isso, a Zero preparou uma lista especial para você, com ingredientes e as suas atribuições. Porém, essas novas apostas ainda não são usadas de forma industrial, mas essas substâncias estão disponíveis para manipulações.
CAVIAR: NUTRIÇÃO DA PELE.
As ovas do peixe esturjão são o chamado caviar, alimento requintado e de alto valor. Mas o alimento de luxo agora é usadoem forma de creme para combater às rugas. A substância é excelente para hidratar e nutrir a pele, já que estimula a produçãode colágeno e elastina, por conter glucídeos, proptídeos e lipídeos.
VENENO DE COBRA: BYE-BYE ÀS RUGAS.
A suíça Pentapharm é a responsável pela fórmula Syn-ake, formulada à base de veneno de cobra. A substância em questãoé a Waglerina1, a mesma que paralisa o ser vivo atingido pelo veneno do bicho. Aplicado na face, proporciona efeito paralisantenas expressões, assim, é extremamente indicada para acabar com as rugas da área dos olhos.
BABA DE CARACOL: ALÍVIO NA RADIOTERAPIA.
A indústria farmacêutica espanhola descobriu a e­ cácia desse produto em peles agredidas pela radioterapia. Um estudo comquase 100 pacientes mostrou que o extrato da baba de caracol é tão e­ caz quanto os produtos já disponíveis para cicatrização dapele, mas a vantagem é que este não traz efeitos adversos.
Água Mãe: o ­fim das doenças dermatológicasSemelhante aos poderes da água do Mar Morto, a água Mãe, lançamento da indústria brasileira, tem ação antiinflamatória e auxilia na cicatrização de ferimentos. A substância ainda auxilia na circulação e elimina toxinas. Também usada no combate à psoríase eacne.
JACA: OPÇÃO PARA CLAREAMENTO.
Muito mais do que uma grande fruta, a jaca já provou ter ações que provocam clareamento na pele. As sementes são usadas paraobter o White Essence, uma fórmula que diminui a transferência de melanina dos melanócitos (células que produzem a melanina)para a pele. A aplicação deste produto também proporciona uma pele com coloração homogênea, sem manchas.
BAMBU: UM PEELING SUAVE.
Uma opção para quem não quer sofrer com técnicas agressivas, o peeling de bambu promove uma esfoliação mais suave dosque os demais. A novidade é indicada para as pessoas com peles sensíveis, mas que precisam combater a oleosidade. Por ser umafórmula simples, o procedimento pode ser realizado tanto em consultório quanto em casa.
CACAU: REJUVENESCIMENTO.
Os suíços, especialistas quando o assunto é chocolate, descobriram que o doce é mais do que gostoso. O cacau, fruta utilizada para a sua fabricação, é rica em polifenóis, que são substâncias antioxidantes. A substância, encontrada no chocolate amargo, ainda auxilia a pele na criação de um fator de proteção solar, assim, a pele ­fica naturalmente protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário