sexta-feira, 12 de março de 2010

SALVADOR É RECORDISTA EM MIOMAS NO PAÍS...

FONTE: Cristiane Flores (TRIBUNA DA BAHIA).

Salvador é a cidade que apresenta maior número de mulheres com mioma (tumor benigno que se desenvolve na parede uterina), mal que acomete 50% das mulheres negras. Durante muitos anos o tratamento da doença se restringia a histerectomia (cirurgia de retirada do útero) ou a miomectomia (cirurgia de retirada dos miomas).
Em 1995 surgiu na França a embolização de miomas uterinos (EMU) como um novo avanço na abordagem minimamente invasiva da miomatose uterina, se mostrando seguro e eficaz. Tempos depois diversos países aderiram ao novo tratamento como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, entre outros. No Brasil o procedimento começou a ser utilizado em 1999, entretanto somente em 2004 a técnica chegou a Salvador.
O médico ginecologista, coordenador do Centro de Endoscopia Ginecológico e do Centro TM, Carlos Lino, explica o procedimento:
“A embolização é um procedimento relativamente simples que consiste na interrupção do fluxo sanguíneo arterial para os miomas. Com isso, ocorre um infarto dos miomas, que entram em um processo lento e gradual de degeneração. Esta degeneração leva, por sua vez, à redução do volume dos miomas e, principalmente, dos sintomas provocados por eles. Mas, vale ressaltar, que a embolização, assim como todos os tratamentos que até hoje surgiram, não é a única solução para todos os casos”, informou.
O médico destaca ainda que “por ser um procedimento minimamente invasivo, na embolização de miomas o tempo de internação hospitalar é bastante reduzido (em torno de 24 horas), o retorno às atividades de trabalho e exercícios físicos ocorre em até uma semana e a incidência de complicações é relativamente menor do que na histerectomia”, afirma Carlos.
Segundo o ginecologista, muitos profissionais de saúde da Bahia ainda desconhecem a técnica. No dia 30 de março será realizado o Simpósio - Atualização no Tratamento da Miomatose Uterina: Embolização - no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, das 19h às 22h. O objetivo é esclarecer a sociedade sobre a aplicabilidade da técnica e mostrar a sua importância.
Os palestrantes Prof. Dr. Felipe Nasser, do Hospital Albert Einstein, e o Prof Dr. Marcos Messina, da Universidade de São Paulo, irão discutir sobre a técnica da embolização, dentre os temas a serem abordados: Imagem associada à Miomatose, Seleção de paciente – aspecto técnico, Resultados, impacto e fertilidade, Complicações e o seu manejo, além do desenvolvimento da prática/ perspectivas futuras. As inscrições são gratuitas até o dia 28 de março, através do email: secretaria@sbacvba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário