quarta-feira, 10 de março de 2010

TRE MULTA GEDDEL EM R$ 15 MIL POR PROPAGANDA ELEITORAL

FONTE: Folhapress (TRIBUNA DA BAHIA).

O ministro Geddel Vieira (Integração Nacional), pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, foi multado em R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, foi tomada no dia 25 de fevereiro pelo juiz Josevando Souza Andrade, do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia. Em 3 de março, o ministro recorreu e o caso aguarda julgamento do plenário do TRE.
A Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia afirma que Geddel fez propaganda eleitoral em uma propaganda partidária do PMDB no Estado. O vídeo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro durante visita às obras de transposição do rio São Francisco no ano passado.
"Entrou o companheiro Geddel como ministro da Integração. E nós estamos fazendo aquilo que deveria ter sido feito há muitas décadas. Tentando levar água para 12 milhões de nordestinos", afirma Lula.
Segundo a Procuradoria, o ministro aparece no programa destacando as obras. "São obras de melhoria das margens do rio. Replantio de matas ciliares, proteção das nascentes do nosso velho Chico. Tudo isso, não é obra de propaganda". No final, o locutor do vídeo diz: "O Brasil reconhece. O trabalho na Bahia tem nome: PMDB", diz.
O procurador Sidney Madruga, autor da ação, entendeu que houve propaganda eleitoral no programa partidário. O juiz aceitou o argumento. O Diretório Nacional do PMDB, que também foi representado pela Procuradoria, foi excluído da ação pela Justiça.A reportagem entrou em contrato com o ministro, mas ainda não conseguiu falar com ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário