quarta-feira, 24 de março de 2010

TRÊS MILHÕES DE MORTES ANUAIS...

FONTE: Nelson Rocha (TRIBUNA DA BAHIA).

A passagem do Dia Mundial da Tuberculose, ocorrida ontem, foi motivo de mobilização nos postos de saúde da capital baiana, onde são registrados em média três mil casos da doença por ano. Na unidade de saúde Ramiro Azevedo, localizada no Campo da Pólvora e referência no atendimento de pessoas com os sintomas da tuberculose em Salvador, a manhã decorreu com a realização de um café coletivo para visitantes e funcionários, palestras, apresentação de peça de teatro e outras atividades educativas.
“Desde segunda-feira que nós estamos fazendo a busca espontânea do sintomático respiratório na comunidade. Através de um questionário e exame de escarro feito aqui na unidade, identificamos o indivíduo com tosse produtiva a mais de três semanas, um potencial portador da doença”, revelou a enfermeira Simone Castro, que fez uma palestra para os presentes sobre a prevenção e transmissão da tuberculose, que bem tratada tem cura.
Até amanhã, os 73 postos de saúde da Salvador que atendem ao Programa de Controle da Tuberculose, continuarão desenvolvendo atividades de orientação às comunidades, sobre os sintomas da doença respiratória e contagiosa, causada pela bactéria “Bacilo de Koch” que se instala no pulmão quando transmitido no ar, através da tosse.
As unidades de saúde da cidade oferecem tratamento gratuito, que consta da realização de exames e distribuição de medicamentos. O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares.
A data é uma homenagem aos 100 anos do anúncio feito por Dr. Robert Koch do descobrimento do bacilo causador da doença, ocorrida em 24 de março de 1882. Na época, a tuberculose vitimou grande parcela da população mundial. Atualmente, a doença persiste com 1/3 dos habitantes do planeta infectados. Hoje são oito milhões de doentes no mundo com registro de três milhões de mortes anuais.
Os profissionais de saúde recomendam às pessoas com períodos de tosse por mais de 15 dias, principalmente ao entardecer, e sintomas como suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil, que procurem imediatamente um posto de saúde e, quando confirmada a doença através de diagnóstico, o tratamento jamais seja suspenso sem recomendação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário