terça-feira, 18 de maio de 2010

CABELO FALA POR VOCÊ...

FONTE: Cláudia Bueno Franca, Revista Ouse/ed.5 (itodas.uol.com.br).
Você já deve ter ouvido estes ou outros estereótipos relacionados à cor do cabelo das mulheres, se já não escolheu a sua com base neles. Mas será que isso é realmente verdade? Existe a possibilidade de entregar toda a sua personalidade assim, só com um tom? “Não, não existe,” acredita Nilo Leal, hairstylist da Casa Mauro Freire. “Mesmo porque hoje em dia as pessoas já perceberam que o sexy, o temperamental ou o sério são questões de comportamento. Caso contrário, uma mulher careca não poderia ser nada disso, e ela pode”.
Mas também não vá pensando que não tem como transmitir o seu jeitinho para os outros. O problema é que a história é um pouco mais comprida do que três cores e três personalidades correspondentes. Philip Hallawell, autor do livro Visagismo: harmonia e estética (Editora Senac), explica: “Quando a pessoa vê uma imagem, de imediato reage emocionalmente às linhas, formas e cores, muito antes que possa pensar sobre o signi­ficado da imagem.
A cor do cabelo, portanto, sempre vai criar uma emoção ou uma sensação determinada.” E o bacana é que essas emoções e sensações são muitas! Ficou difícil, né? E agora, como eu posso customizar as madeixas para que elas ­ quem com a minha cara?
Veja as nossas dicas e vire especialista no assunto.

O QUE VOCÊ QUER QUE O CABELO DIGA?
Para o bem da sua autoestima, os seus ­ os precisam expressar a imagem certa, aquela que tem tudo a ver com você. O objetivo é destacar os seus pontos fortes, o que você mais ama, tanto no seu rosto quanto na sua personalidade. “Meu trabalho com elas é encontrar o melhor dentro do que elas têm de melhor, e isso pode ser feito da mesma maneira com as loiras, as ruivas ou as morenas,” diz Nilo.
O visagismo, técnica baseada justamente no destaque de qualidades pela imagem, prega que por mais agradável e equilibrado o seu look esteja, ele vai te trazer para baixo se não transmitir exatamente o que você quer. É daí que vem aquele sentimento de “não gostei”.

NÃO É SÓ A COR QUE IMPORTA.
Muitos outros elementos podem transformar o seu cabelo, além da coloração. O formato, que pode ser retangular, triangular ou circular, também é um elemento fácil de mexer e que diz muita coisa, assim como o comprimento – curto, médio ou longo. E das linhas do cabelo, você já ouviu falar? São as mechas, as luzes e até a franja. Todos estes aspectos podem ser modi­ficados para que o seu visual expresse quem você é.
Quem nunca quis pintar e cortar o cabelo igual a alguma celebridade-queridinha? Por mais comum que essa situação seja,ela muitas vezes é perigosa. A­final, os seus traços, tom de pele e olhos podem muito facilmente não ter nada a ver com os da famosa do momento. Pode ser que o seu cabeleireiro diga isso logo de cara ou pode ser que você tenha que aprender esta lição sozinha, se lamentando no banheiro. Assim, respeite sempre tanto a sua personalidade quanto as características do seu rosto. Philip Hallawell dá a dica: “Procuro fornecer muita informação para que possa refletir e decidir conscientemente se é isso que realmente deseja. A decisão ­afinal é sempre do cliente”.

CARINHA DE NATURAL.
Lembre-se de que a harmonia estética, por mais que não seja o objetivo principal, sempre vai ajudar. Dá para ser diferente, mas de preferência sempre agradável aos olhos. Assim, uma cor que pareça natural é aposta segura. “O mais bonito vai continuar sendo a naturalidade, mesmo que ela seja construída no salão”, lembra o expert Nilo Leal. “Independente do que for feito, se parecer que você nasceu assim, o resultado é favorável”. Mas se você é negra e a sua vontade é ser loira, não se preocupe. Beyoncé está aí para nos mostrar que dá para ser linda assim, e muito! Só é importante lembrar que, quanto mais diferente do original for o tom escolhido, melhor você vai ter que cuidar de si mesma. Fios contrastantes exigem uma aparência saudável ao máximo, todos os dias.

- RUIVO: Associada ao sangue, a cor vermelha é passional e temperamental. Assim, tons puxados para o ruivo costumam passar uma imagem mais emotiva.

- LOIRO: O amarelo é um tom luminoso, ligado ao Sol. Uma loira vai transmitir leveza, alegria e energia, e não necessariamente sensualidade. O que atrai inconscientemente os homens é a ideia de aventura e dinamismo, ou seja, nada de comprometimento.

- CASTANHO: Os marrons remetem à terra, geralmente signi­ficando ­ rmeza e densidade. Quando alguém vê uma morena, logo imagina que ela é bem-estruturada e que leva a sério tudo a que se compromete.

- CURTO: Os ­ os na altura da orelha direcionam o olhar para cima, criando uma sensação de leveza. Além disso, você vai parecer independente e madura, alguém que sabe cuidar dos próprios problemas. Quem não é assim pode se sentir desconfortável quando cortar.

- MÉDIO: Por ser no meio do caminho, o cabelo médio é neutro, mas acaba transmitindo características semelhantes às do curto. Madeixas aparadas no ombro signi­ficam maturidade ao mesmo tempo que rejuvenescem, já que levantam a expressão do rosto.

- LONGO: Por um lado cria a sensação de liberdade por ser solto, e por outro, passa a ideia de dependência por ser direcionado à terra. Muitas mulheres mantêm os ­fios compridos para parecerem mais novas e não percebem que ele pode prejudicar a vida pro­fissional, por não transmitir muita credibilidade, e a amorosa, por signi­ficar certa imaturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário