terça-feira, 4 de maio de 2010

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA AUMENTO DE 7,72% PARA APOSENTADORIAS...

FONTE: Camila Campanerut, do UOL Notícias, em Brasília.
Os deputados federais votaram na noite desta terça-feira (4) pelo reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo.
O texto aprovado substitui o do relator da medida provisória (MP 475), o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que estabelecia um reajuste de 7%, apenas para o ano de 2010, o que equivale a 80% da variação do PIB mais inflação.
proposta de Vaccarezza aumentava a oferta do Executivo, que previa um reajuste de 6,14% (aumento de 50% do PIB mais a inflação, com base no INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo IBGE). O índice proposto pelo governo representava um aumento real de 2,55% aos beneficiários, gerando um gasto de R$ 6,7 bilhões por ano para a Previdência.Toda a votação gerou polêmica entre os parlamentares da Câmara e do Senado, além dos ministros da área econômica. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não hesitaria em vetar “índices exorbitantes”. Outra discussão levantada com o projeto é o uso político da votação em ano eleitoral como forma de angariar votos da categoria beneficiada. A proposta segue agora para o Senado e depois deve ser sancionada ou vetada pelo presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário