quarta-feira, 12 de maio de 2010

CAMARÕES APREENDIDOS EM PESCA ILEGAL SERÃO DOADOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA), com o apoio de policiais civis da Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus, apreenderam mais de 300 quilos de camarão, pescados no período de defeso do crustáceo. A pescaria estava sendo realizada por seis tripulantes, de três barcos pesqueiros, da colônia Z15, localizada em Valença, que estavam com suas redes de arrasto estendidas nas proximidades de Morro de São Paulo, no município de Cairu.
As redes foram apreendidas pelo IMA, os camarões serão doados para instituições filantrópicas de Valença e será aberto processo administrativo para autuação dos infratores. No primeiro semestre, o período de defeso do camarão acontece entre os dias 1° de abril e 15 deste mês. No segundo, entre os dias 15 de setembro e 31 de outubro.
Entre abril e maio deste ano, além do camarão, já foram apreendidos cerca de 120 quilos de lagosta, em Ilhéus (também no defeso), e mais de 3 mil metros de rede para pesca de camarão, na Baía de Todos-os-Santos.
Os períodos de defeso são determinados pelo Ibama, por meio da instrução normativa federal de n°14/2004 (MMA), que impede a pesca nesse período, que é de reprodução e crescimento da espécie. A partir do próximo sábado (15), começa o período de defeso do peixe robalo, que vai até o final de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário