terça-feira, 4 de maio de 2010

CARA NOVA: REJUVENESCIMENTO FACIAL NÃO É MAIS UM SONHO...

FONTE: Lucy Andrade, TRIBUNA DA BAHIA.

O tempo não perdoa, ele passa, e com ele começam a aparecer as indesejáveis ruguinhas, marcas de expressão e manchas, que se destacam cada vez mais. Com o avançar dos anos - a pele viçosa e lisa vai perdendo a elasticidade e a jovialidade - processo inevitável, e, absolutamente, normal. Muitas pessoas esperam chegar em estágio avançado para fazer cirurgia plástica ou adotar métodos invasivos. Contudo, com o avanço da medicina estética, o processo de envelhecimento pode se tornar mais lento, ser retardado ou combatido, sem precisar adotar técnicas cirúrgicas.
De acordo com profissionais da área, a massagem facial associada a cremes potentes é capaz de devolver brilho, maciez e ir diminuindo as rugas; os efeitos são visíveis na quarta sessão, é preciso fazer, no mínimo, 10 sessões.
Atualmente, uma das armas mais eficientes no combate ao envelhecimento facial é o rejuvenescimento facial, uma massagem manual que auxilia na melhoria do aspecto e saúde da face. “Em São Paulo e em outras capitais a técnica já está muito difundida, é a nova forma de se livrar das indesejáveis rugas e marcas de expressão, sem precisar de outros métodos injetáveis e cirúrgicos que podem deformar o rosto. O “cartão postal” do ser humano é o rosto, é preciso muito cuidado”, alertou a fisioterapeuta, do Centro de Estética Bia Matos, Taís Coelho.
A técnica é realizada através de massagem “modeladora” facial, e não utiliza de preenchimento por métodos invasivos (com agulhas), o procedimento de “estica-estica”, é feito manualmente, com movimentos suaves. “O objetivo é aumentar a circulação local. A massagem busca o reequilíbrio das propriedades naturais da pele, e deve ser realizada de forma leve e suave, sempre considerando o sentido das manobras em função da disposição das fibras musculares.
A utilização de cosméticos também é uma forte aliada à massagem na busca pelo reequilíbrio das propriedades naturais da pele”, explicou a fisioterapeuta.
O paciente, conforme a fisioterapeuta, para realizar o rejuvenescimento facial manual é necessário, no mínimo, fazer 10 sessões, com média de sete passos, com duração de uma hora. Antes de qualquer procedimento, o paciente faz avaliação da pele para saber qual o tipo da mesma, se é oleosa, seca, mista, se está hidratada, e esse passo é tecnicamente chamado de Anamnese. Depois é feito a higienização, com gel de limpeza, sabonete ou emulsão.
Em seguida é feito a esfoliação, que pode ser mecânica, com aparelhos, peeling de diamante ou ultrassônico. Taís Coelho alertou que a esfoliação só deve ser feita de 15 em 15 dias, pois deve respeitar a fase de renovação celular, onde a camada mais profunda da pele passará a ser a 1ª. Após limpar e esfoliar, é hora de normalizar o pH da pele, através da tonificação. Só depois desses passos é feito a massagem facial, com manobras de deslizamento superficial e profundo, manobra de varredura e pinçamento.
Para obter resultado, ressaltou a fisioterapeuta, é preciso que ocorra a hiperemia (vermelhidão) no local massageado, o que indica o aumento circulatório na região. “A massagem visa a recuperação epidérmica com a finalidade de renovar o estrato córneo e estimular a circulação superficial. A técnica só pode ser feita com cremes, os melhores são aqueles que têm o efeito rejuvenescedor, o que é o caso dos produtos com DMAE.
Além do efeito lifting, o terapeuta procura relaxar a paciente”, ressaltou Taís. Para potencializar os produtos da massagem é utilizado a máscara oclusiva. Em fase semifinal, novamente é feito o equilíbrio do pH e para finalizar o protetor solar. Vale ressaltar que a massagem é feita de baixo para cima. E que, além de trabalhar com a face, o tratamento também mexe com o colo e o pescoço, porém sempre preservando a tireóide.
TRATAMENTO SEM AGULHAS.
Além do tratamento facial, sem aplicação de agulhas, outra novidade oferecida no Centro de Estética Bia Matos (e-mail: bia-matos@hotmail.com) é a perda de medidas através da agulhas de acupuntura, que promete redução de mais de cinco centímetros ao final de dez sessões.
O tratamento é realizado com agulhas de acupuntura, aplicadas na área onde existe gordura localizada. “A eletrolipólise subcutânea é feita através de descargas elétricas de baixa frequência estimuladas por pares de eletrodos aplicados nas regiões adiposas.
A passagem da corrente elétrica através dos tecidos desenvolve calor, e esse aquecimento quebra a molécula da gordura, aumenta a circulação no local e favorece as trocas celulares e a eliminação de toxinas, o paciente sente choques. Depois é realizada a drenagem linfática para a eliminação da gordura, expelida pela urina e fezes”.
Para quem não suporta ouvir falar em agulhas, mesmo que seja de acupuntura, há outro tipo de tratamento com técnicas usando aparelhos e procedimento manual. No local são oferecidos métodos com ultrassom, vácuo e massagem modeladora. De acordo com Taís Coelho, ao contrário do rejuvenescimento fácil, onde os resultados dependem, em priori, do profissional, no caso da redução corporal, o progresso depende do cliente, que deve fazer redução alimentar e beber muita água, além de praticar exercícios.
“O objetivo é redução de medidas, e não perda de peso, por isso é necessário seguir algumas regrinhas para chegar ao ideal desejado”, esclareceu a fisioterapeuta. Os clientes disseram que além das novidades, o Centro de Estética Bia Matos oferece tratamento diferenciado. “Há mais de cinco anos eu venho aqui, e sempre tem algo de novo. Os tratamentos são de primeira linha, respaldados por médicos e fisioterapeutas. O tratamento é fácil e perfeito, senti melhoras na primeira sessão. E outra coisa, o estacionamento possui manobristas e o carro já sai lavado”, disse Nanci Andrade, 55 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário