domingo, 16 de maio de 2010

CAUSAS E PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE (PARTE TRÊS)...


OSTEOPOROSE EM HOMENS.
A osteoporose não ocorre apenas em mulheres. É uma doença que ataca ambos os sexos. Quatro em cada dez mulheres e um em cada dez homens quebra uma costela, a espinha ou o pulso. Mas, diferentemente do que acontece com as mulheres, nos homens, a osteoporose é normalmente uma doença secundária, ou seja, causada por outros distúrbios. Isso porque aos chegar aos 30 anos, idade em que os ossos atingem seu auge, o homem tem uma quantidade maior de massa óssea do que a mulher. Assim, é mais difícil de seu osso se fragilizar. Além disso, eles não sofrem com a menopausa. Apenas um problema genético pode levar à queda dos níveis de estrogênio nos homens.Acredita-se que os principais fatores causadores da osteoporose em homens seja o abuso do álcool e o uso de glicocorticóides (hormônios). O baixo nível de testosterona pode ser outra explicação. Mas boa parte dos casos de osteoporose masculina ainda permanece sem explicação. Como a osteoporose é mais rara em homens, muitas vezes ela não é diagnosticada. Isso eleva o risco de ocorrência de novas fraturas.

QUAIS SÃO OS EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO RECOMENDADOS?
São todos aqueles que fazem seu músculo trabalhar contra a gravidade, como caminhada e subir escadas. Cerca de 30 minutos de exercício regular (de três a quatro vezes por semana) aliados a uma dieta saudável aumentam a massa muscular em pessoas jovens. Mas indivíduos mais velhos podem sofrer uma perda de massa óssea com os exercícios.
FONTES DE CÁLCIO.
Produtos lácteos são ricos em cálcio, substância essencial para a construção e manutenção dos ossos fortes. Mas derivados de leite não são o único alimento capaz de prover cálcio. Veja qual é a recomendação diária de ingestão de cálcio para a sua idade: 3 a 10 anos: 800 mg ou três copos de leite* 11 a 24 anos: 1.200 mg ou quatro copos de leite* Adultos: 800 mg ou três copos de leite* Mulheres a partir dos 45 anos: 1.500 mg ou cinco copos de leite* Mulheres grávidas ou que estejam amamentando: 1.200 mg ou quatro copos de leite* *copo de 250 ml O leite e seus derivados são os alimentos dos quais o organismo consegue melhor absorver o cálcio, além de serem os mais ricos. Entretanto, frutos secos e sardinhas também são boas fontes. Folhas verdes e cereais, como a aveia, contêm cálcio, mas são alimentos de má absorção de cálcio pelo corpo. Mesmo quando a osteoporose já está instalada em seu corpo, a ingestão de cálcio pode ser útil. Estudos mostram que mulheres com idade avançada que seguiram uma dieta rica em cálcio e em vitamina D conseguiram reduzir as fraturas.
VITAMINA DE OSTEOPOROSE.
De nada adianta ingerir apenas cálcio para tratar a osteoporose. É preciso também absorver alimentos ricos em vitamina D porque: Ela ajuda na absorção de cálcio pelo intestino A falta de vitamina D causa osteomalacia, o amolecimento dos ossos A combinação de cálcio e vitamina D aumenta a densidade óssea e reduz as fraturas em mulheres pós-menopausa A vitamina D vem dos alimentos e também da pele. A produção de vitamina D pela pele depende da exposição ao sol. Pessoas que vivem em regiões ensolaradas podem produzir a maior parte da vitamina D que precisam pela pele. Por outro lado, quem não se expõe muito ao sol pode ter uma deficiência de vitamina D. Daí a importância de uma alimentação rica nesse nutriente. Caso você já tenha osteoporose, talvez seja recomendável conversar com seu médico sobre o uso de suplementos alimentares para aumentar a ingestão de vitamina D. O exagero na ingestão de vitamina D também perigoso. Pode levar à elevação da quantidade de cálcio no sangue e na urina e também causa pedras nos rins.
COMO EVITAR FRATURAS NA ESPINHA?
Para evitar futuras fraturas na espinha, é preciso tratar a osteoporose e começar a construir ossos mais fortes. Formas naturais de se fazer isso são: ingestão de mais cálcio e vitamina D e exercícios de fortalecimento. Você também pode tomar remédios para deter ou desacelerar a osteoporose, o que inclui: Biofosfonatos: desaceleram a perda óssea, melhoram a densidade do osso e evitam fraturas. Para uma boa absorção, requerem que a pessoa esteja em jejum e fique de pé por pelo menos meia hora depois de tomá-los. Um efeito colateral pode ser a perda óssea na mandíbula, mas o risco é baixo. Converse com seu médico sobre issoCalciotonina: um hormônio natural que ajuda a regular os níveis de cálcio no seu corpo, construindo o osso. Tem efeitos sobre a dorForteo: um hormônio sintético injetável que estimula o crescimento do osso e reduz o risco de fraturas na espinha em casos mais graves Cloridrato de raloxifeno: uma droga parecida com o estrogênio que desacelera a perda óssea e ajuda a fortalecer os ossos Se o seu caso de osteoporose é muito grave, é recomendável que você converse com o seu médico sobre a possibilidade de tomar remédios. Ele pode lhe ajudar a escolher o medicamento mais adequado. Além disso, existe a terapia hormonal:Nas mulheres: estrogênio ou a combinação de estrogênio mais progesterona Nos homens: a testosterona pode ser indicada, apesar de esse tratamento ainda ser discutido Cálcio, vitamina D, biofosfonados, calciotonina e Forteo podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres. Já o estrogênio, a progesterona e o cloridrato de raloxifeno são dados apenas às mulheres. A testosterona é aplicada somente nos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário