quinta-feira, 6 de maio de 2010

HISTÓRIA: O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE MÃES E O SEU DIA...

FONTE: Da Redação (criancas.uol.com.br).

A celebração mais antiga do Dia das Mães de que se tem notícia acontecia na Grécia há mais de dois mil anos. No início da primavera, os gregos costumavam fazer uma festa em homenagem a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus, o deus supremo.
Em 1600, na Inglaterra, começou a ser comemorado o "Mothering Sunday" (domingo materno). No quarto domingo da Quaresma, todos os trabalhadores ingleses eram dispensados para passarem o dia com suas mães, que ganhavam de presente o "mothering cake" (bolo materno).
Em 1907, nos EUA, Anna Jarvis iniciou uma campanha pelo Dia das Mães. Ela escolheu o segundo domingo de maio para a celebração porque, neste ano, foi quando fez dois anos que sua mãe tinha morrido. O governador de seu estado realizou a primeira celebração oficial do Dia das Mães três anos depois, em 1910. Em 1911, a data foi comemorada em todo o país, mas só em 1914 foi oficializada.
No Brasil, a primeira comemoração do Dia das Mães foi feita pela Associação Cristã de Moços (ACM), em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas só em 1932 o presidente Getúlio Vargas estabeleceu o segundo domingo de maio como data oficial para a comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário