domingo, 23 de maio de 2010

QUANTAS HORAS DE SONO VOCÊ PRECISA? (PARTE DOIS)...


...Continuação.

FAZ MAL DORMIR MAL.
O homem não é um ser noturno. Foi moldado biologicamente para sentir sono com o cair da noite. Entretanto, manter hábitos noturnos tem preço e o corpo sofre com a privação das horas com a cabeça no travesseiro.
Uma recente pesquisa, publicada em fevereiro na conceituada revista Sleep, mostrou o que a privação não impede a capacidade do cérebro de processar uma informação, mas ela aparece distorcida depois de processada. Isso pode interferir em uma tomada de decisão. Imagine a situação: uma pessoa com muito sono está dirigindo em alta velocidade e vê um obstáculo alguns quilômetros à sua frente. Ela processa essa informação, mas pode decidir não frear, não desviar.
Essa situação é bem parecida com o que acontece quando se está embriagado. Uma pessoa que passa 20 horas seguidas acordada apresenta o mesmo desempenho — no tempo de reação — de alguém com um nível de 0,08% de álcool no sangue. E talvez seja por isso que tantos acidentes graves aconteçam à noite. Está provado, também, que certos tipos de memória só se fixam se a pessoa repousar. Atravessar a noite toda estudando e ir para a prova na manhã seguinte é bem pouco eficiente.
O CORPO TODO SOFRE.
“A falta de repouso adequado traz efeitos como cansaço, sonolência durante o dia, irritabilidade, dor de cabeça e até redução da libido”, diz Andrea Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira de Sono. “Há ainda outras consequências ao organismo que nem sempre são notadas, como alterações da pressão arterial, da glicemia e da temperatura corporal”, completa.
Além disso, dormir pouco também engorda. O pouco sono interfere no mecanismo hormonal, fazendo que o organismo produza mais hormônios que disparam a fome.
BENDITO COFFEE-BREAK.
Pequenos intervalos de descanso, mesmo que a pessoa esteja acordada, ajudam a memória a fixar o que acabou de ouvir, segundo estudo realizado no departamento de Psicologia e Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, nos EUA. É como se você tivesse de “mudar o canal” do cérebro para que ele guardasse o que acabou de ser aprendido. Os voluntários foram convidados a prestar atenção e fixar determinadas imagens, enquanto seu cérebro era mapeado por ressonância magnética. O exame mostrou atividade nas áreas ligadas à memória. Só que, nos intervalos do teste, a atividade continuava, com uma intensidade ligeiramente maior.
TENHA BONS SONHOS.
Algumas atitudes podem ajudar a dormir melhor ou a evitar a insônia.
1. Quando o sono não vem, pense em algo bastante monótono.
2. A técnica da imagem mental costuma funcionar. Pense que você está em uma praia, ou deitado em um barco em um riacho bem tranquilo. Use de todos os sentidos. Pense no som da água, no fresco do vento.
3. Para “desligar” o pensamento, conte, de trás para frente, somente os números pares. É uma forma de esquecer as preocupações.
4. Não chegue perto de bebidas com cafeína depois das 18h.
5. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Apesar de proporcionarem uma sensação de sonolência, impedem que a pessoa caia no sono profundo.
6. Deixe tudo bem escuro no quarto. Se for preciso, vende os olhos.
7. Não tire cochilos durante o dia.
8. Tome um bom banho morno.
9. Não faça exercícios físicos depois das 20h, porque eles estimulam o metabolismo e deixam a pessoa “ligada”.
10. Vá para a cama somente quando estiver com sono. Não fique virando de um lado para o outro. Se não conseguir dormir, levante e faça algo relaxante, à meia-luz.
11. Afaste-se do relógio. Controlar as horas aumenta a ansiedade.
12. Use o quarto apenas para dormir, não para trabalhar ou comer.
13. Medite. Um estudo apresentado durante a 23ª Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies, em 2009, comprovou que a técnica é realmente eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário