sexta-feira, 4 de junho de 2010

CÃO JAPONÊS PODE SER O MAIS VELHO DO MUNDO...

FONTE: petmag.uol.com.br

Dona do animal diz que seu cãozinho tem incríveis 25 anos, o equivalente a 120 anos humanos.
À primeira vista, Pusuke não parece um cachorro particularmente especial – um humilde macho SRD (sem raça definida), que pertence a uma moradora de Sakura, no Japão. Mas, o cão tem 25 anos, um tempo de vida tão extraordinário que, segundo a publicação The Daily Yomiuri, pode ser reconhecido pelo Guiness World Records como o cachorro mais velho do mundo. Pusuke é tão idoso que a sua idade canina é equivalente a mais de 120 anos para um ser humano.
Atualmente, o Guiness apresenta um cachorro da raça Kelpie Australiano como o mais velho do mundo, nomeado em março de 2010, tendo 21 anos e 3 meses de idade. O animal ocupou o lugar de Otto, que faleceu pouco tempo depois de obter o título, em janeiro. Até o momento, acredita-se que o cão mais velho do mundo tenha vivido 29 anos e 5 meses. Mas a dona de Pusuke não vai deixar barato. Yumiko Shinohara, 41 anos, começará, em breve, um processo para que seu cão seja o detentor do recorde mundial.
Segundo a japonesa, Pusuke nasceu em março de 1985. Seus pais eram um anão da raça Shiba e um cachorro de raça mista. A idade do cãozinho pode ser verificada em seu registro, emitido pelo governo local. Segundo o documento, Pusuke foi registrado em 1° de abril daquele ano e foi vacinado contra raiva e outras doenças.
De acordo com o The Daily Yomiuri, Pusuke toma uma refeição a cada manhã e noite, e ama um pedaço de bolo de vez em quando, como petisco. Mesmo com sua idade avançada, ele também nunca deixa de manter sua rotina de exercícios: um passeio no jardim. O animal foi proibido de sair para a rua depois de, no verão de 2008, ter sido atropelado e sofrido ruptura de diversos órgãos internos. Na ocasião, um veterinário disse à Yumiko que ele não sobreviveria, mas Pusuke foi forte, e após uma cirurgia de emergência que durou 5 horas, ele se recuperou completamente.
Apelidado de Pu, o cachorro está sempre esperando perto da porta da frente para receber os membros da família quando retornam para casa. "Ele nasceu quando eu tinha 16 anos, então ele é como meu filho", disse a japonesa. "Eu não sei por que ele conseguiu viver tanto tempo, mas eu vou continuar cuidando dele, para que viva até os 30 anos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário