segunda-feira, 14 de junho de 2010

MENSTRUAÇÃO PRECOCE...

FONTE: Daniela (itodas.uol.com.br).

De acordo com pesquisa da Universidade de Brighton, na Grã-Bretanha, publicada pela revista especializada Public Health Nutrition, meninas que têm dieta rica em carne podem começar a menstruar antes que outras. O alto consumo de carne pode preparar o corpo para a gravidez, desencadeando a puberdade precoce. As informações são da BBC Brasil.
Os pesquisadores se basearam na comparação entre os hábitos alimentares de mais de 3 mil meninas de 12 anos. Com isso, descobriram ligação entre a menstruação antecipada e o consumo elevado de carne aos três anos de idade (superior a oito porções por semana) e aos sete anos (mais de 12 porções semanais).
As meninas foram separadas em dois grupos: as que já tinham começado a menstruar e as que ainda não tinham menstruado. As chances de se ter a primeira menstruação aos 12 anos de idade eram 75% maiores entre aquelas que comiam mais carne aos sete anos.
A menstruação antecipada está ligada ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, segundo a pesquisa. A ligação se dá, provavelmente, pelo fato de estas mulheres estarem expostas a níveis mais altos de estrogênio. Ainda de acordo com o estudo, no entanto, não é necessário de cortar a carne da dieta alimentar das meninas, mas moderar nas quantidades. A carne é considerada fonte de zinco e ferro, importantes para uma gravidez bem sucedida.
Ao longo do século XX, a média de idade em que as meninas têm sua primeira menstruação caiu drasticamente e, agora, dá sinais de estabilização. A melhora na nutrição da população e o crescente nível de obesidade infantil são fatores que aceleram o processo, por impactarem diretamente os hormônios.
Apesar de não levar o peso em consideração, a pesquisa também confirmou resultados de estudos anteriores que indicam que garotas com mais peso menstruam mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário