segunda-feira, 14 de junho de 2010

MUDANÇAS E INOVAÇÕES NO TRT BAHIA...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Celeridade processual, valorização dos profissionais, modernização do trabalho e planejamento estratégico, além do inicio da construção da nova sede, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Essas são apenas algumas das mudanças e inovações feitas pela desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA) Ana Lúcia Bezerra Silva em pouco mais de sete meses de gestão.
“O juiz é um julgador e quando passa a ser um administrador é um mundo totalmente novo”, diz ela em relação a gestão de 1700 servidores do TRT. “Por isso acho que é necessário cursos e palestras para aqueles que estão chegando na administração”, acrescenta a presidente que já assumia a função de vice-presidente e teve unanimidade de votos para o novo cargo.
Depois da posse, em cinco de novembro último, a presidente iniciou um trabalho inovador no tribunal. Ainda no segundo dia de gestão apresentou o planejamento para todos os setores. “Para orientar as equipes ao trabalho de longo prazo”, explica. Um dos grandes destaques da administração foi a criação da Universidade Coorporativa (Uni TRT). “Para a lotação e qualificação dos nossos servidores. Desta forma conseguimos não só a valorização profissional, mas também, melhorar o rendimento, a qualidade e o nosso potencial”, salienta.
Outro diferencial implantado no tribunal são as reuniões periódicas. “Nosso objetivo não é centralizar as informações, temos que estar a par de tudo o que acontece na nossa gestão, por isso tudo é baseado na informação”. A presidente, está implantando nas 88 varas, sendo 39 na capital baiana e 49 no interior do estado, a pauta eletrônica, online.
“O advogado vai poder acompanhar pela internet o que está acontecendo em todos os andares, a partir de um convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil”. De acordo com ela, ainda esta semana o sistema vai estar funcionando em todas as varas de Salvador. “E em aproximadamente 45 dias já estaremos com tudo implantado também no interior. Esta é a nossa meta”, explica.
Para dar ainda mais celeridade na execução dos processos, já está em funcionamento a Central de Execução, que tem como objetivo coordenar as ações relacionadas com a cobrança de dívidas trabalhistas, a exemplo de audiências de conciliação dos processos incluídos em hastas públicas e formalização de convênios com outras instituições.
“A Central de Execução integra as nossas unidade. Lá temos um serviço de inteligência, para fazer a localização, além de três juízes de plantão, possibilitando resolver tais questões imediatamente, diminuindo esse passivo e se alinhando as metas do Conselho Nacional de Justiça. Tudo para buscar e desfazer do bem através de leilão público, para que as pessoas tenham a satisfação do seu direito. Nossa meta é aumentar a celeridade, mas fazer bem feita, de forma organizada”, acrescenta.
NOVA SEDE TERÁ DE 66 MIL M²
Com a nova sede de 66 mil metros quadrados e oito prédios sendo um auditório, localizado no CAB, vai ser possível agrupar todos os setores, atualmente distribuídos em três Prédios e dois bairros. “O que consequentemente vai agilizar o trabalho”. Segundo a presidente, outro destaque da nova sede, de autoria do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé é a preservação do meio ambiente. “Os oito prédios são ecoeficientes e interligados e as passarelas são suspensas, preservando assim as árvores do local”.
A nova sede prevê o que há de mais novo em aproveitamento de recursos naturais e vai proporcionar ainda significativa economia operacional. “Além da melhoria do atendimento do jurisdicionado, afinal, essa casa é do povo e trabalhamos para a comunidade”, conclui a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário