domingo, 11 de julho de 2010

CÉLULAS-TRONCO: BAHIA GANHA NOVO LABORATÓRIO...

FONTE: Lorena Costa, TRIBUNA DA BAHIA.

Referência em estudos com células-tronco no Brasil, o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Monte Tabor – Hospital São Rafael ganhou reforço. É que – na manhã de ontem – foram inaugurados o Laboratório de Cultura de Células Humanas e o Ambulatório Avançado de Doença de Chagas. Com isso, a unidade amplia sua capacidade de pesquisa e já aumenta as esperanças dos portadores da doença transmitida pelo “barbeiro” e também daqueles com lesão crônica medular na coluna vertebral, pois estudos já foram iniciados nessas áreas.
O novo laboratório permitirá o cultivo de células-tronco, parte fundamental para o desenvolvimento das pesquisas. “No Centro são desenvolvidas as pesquisas básicas, não só no âmbito do tratamento celular – que é o nosso foco – mas também em biomedicina em geral, como soluções para diminuir as ocorrências de rejeição nos casos de transplante e novas drogas para o tratamento do câncer. O novo laboratório é de grande importância para nós, pois lá é que serão cultivadas as células-tronco que nos ajudarão nessas pesquisas”, afirmou a pesquisadora e coordenadora do CBTC, Milena Soares.
Conforme Soares, o laboratório já começa a colaborar com um estudo para o tratamento da paraplegia. “Estamos na segunda etapa do estudo, uma fase experimental e ainda precisamos selecionar pessoas para iniciarmos os testes em humanos, o que será feito em breve. Mas, estamos muito otimistas de que essa pesquisa com células-tronco poderá colaborar para a evolução desses pacientes, pois os testes em animais foram bastante satisfatórios”, contou.
De acordo com Milena, 20 pessoas deverão participar da pesquisa que tem duração prevista para dois anos. Essa pesquisa conta com o patrocínio do Ministério da Saúde e será realizada pelo Monte Tabor/Hospital São Rafael em parceria com o Hospital Espanhol, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro Universitário da Bahia.
O CBTC desenvolverá, ainda, pesquisas relacionadas à Doença de Chagas. A intenção é identificar a forma correta do tratamento, já que algumas pessoas possuem o parasita e não apresentam a doença. “Precisamos compreender melhor os motivos pelos quais os indivíduos portadores da forma indeterminada da doença de Chagas vivem tanto tempo sem apresentar os sintomas, mesmo com sorologia positiva”, considerou o pesquisador e coordenador do Estudo Multicêntrico de Terapia Celular em Cardiopatia Chagásica, Ricardo Ribeiro, também responsável pelo CBTC.
Carlos Aragão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), esteve presente a cerimônia de inauguração dos laboratórios e reconheceu o avanço que as novas unidades representam. “O CNPq está presente neste projeto, não somente com recursos humanos, mas também com todo apoio. Estou muito feliz diante da inauguração deste laboratório e, como pesquisador, sei que muito em breve estaremos colhendo os bons frutos desta inauguração”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário