quinta-feira, 15 de julho de 2010

REFORÇO NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA...

FONTE: Ludmilla Cohim, TRIBUNA DA BAHIA.

Dez mil mulheres morrem no Brasil todos os anos vítimas de câncer de mama. Para fazer frente à essa realidade, o Hospital Aristides Maltez (HAM) inaugurou na tarde de ontem o ambulatório de prevenção e detecção precoce da doença. As obras foram realizadas através da parceria com o Instituto Avon, que doou R$ 1,7 milhão para uma área de 198 metros quadrados, que estava desativada. O atendimento começa a partir de hoje e a meta para os próximos 18 meses é de que a unidade beneficie mais de 62 mil mulheres de 413 municípios baianos, contribuindo assim com a redução da taxa de mortalidade de cerca de 60% de pessoas do sexo feminino que descobrem a enfermidade em estágios avançados.
De acordo com o diretor-técnico do hospital, Humberto Luciano Rosário Maltez Filho, a nova ala conta com toda a estrutura para exames clínicos, mamografia, sala de ultrassonografia e biópsia para pacientes com patologias mamárias. A ideia é trabalhar com a resolutividade, que visa reduzir o tempo entre o diagnóstico médico e o início do tratamento, que antes acontecia de dois a três meses agora passa para 30 dias, tendo uma perspectiva de aumento de 30% no volume no atendimento da unidade médica.
Ele destacou a importância de equipar e modernizar um hospital com o atendimento voltado a quase 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) e, que com sua efetivação, ainda possa aumentar em 33%. "Apoiar um hospital como este nos deixa muito felizes.
Ele possibilita que muitas comunidades desassistidas de serviços essenciais de saúde possam receber atendimento com procedimentos e serviços de alta qualidade, sem gasto. Com base na pesquisa promovida pelo Ministério da Saúde no ano de 2009, 1.190 casos de câncer de Mama foram diagnosticados no Brasil, sendo 780 atendidos pelo Aristides Maltez”, ilustra.
A desinformação é apontada pelo diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, como a responsável em afastar a mulher dos serviços de saúde o que, segundo ele, já tem movimentado toda a empresa com a publicação de um milhão de materiais informativos focados na campanha “Avon contra o Câncer de Mama”. “Estamos tentando informar e mostrar para as mulheres que a doença pode ser tratada e curada. O importante é que a enfermidade seja detectada precocemente, tendo assim 95% de chance de cura”, comenta.
Vibrando com a nova instalação, a coordenadora médica do Serviço de Mastologia da HAM, Ana Cláudia Imbassahy, disse que acredita no atendimento ainda mais ágil somado a um diagnóstico mais eficaz dentro de uma estrutura moderna. Em seguida, atento a população para a necessidade da momografia com a finalidade de proteger a própria vida.
“Toda mulher deve estar atenta às mamas. Qualquer anormalidade não significa o câncer de mama, mas deve ser investigada. É imprescendível a realização do procedimento todo o ano e quando for à ginecologista deve solicitar o exame. Agora é lei, que aos 40 anos a mulher precisa desempenhar o procedimento que é considerado o mais completo”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário