sexta-feira, 16 de julho de 2010

VIOLÊNCIA: BRASIL É SEGUNDO NO MUNDO...

FONTE: Panorama da Bahia, TRIBUNA DA BAHIA.

Nos últimos 20 anos, os assassinatos no Brasil cresceram em absurdos 237%. Os dados foram divulgados numa pesquisa da ONU que detectou que todos os anos 40 mil pessoas perdem suas vidas no País vítimas da violência, o que representa 11% das vítimas de todo o planeta. A segurança é um tema que tem sido alvo de discussão exaustiva em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registra a segunda maior taxa de mortalidade por agressão do mundo, estando atrás de países que estão mergulhados em guerra civil.
Na Bahia não é diferente. Nesse mesmo período, a violência também cresceu. O crack é apontado como causa direta ou indireta de pelo menos 80% dos homicídios e da violência na Bahia. Os governos tentam reagir no Brasil inteiro. Na Bahia, o governo do Estado anunciou recentemente o lançamento do Plano de Proteção ao Cidadão, na Secretaria de Segurança Pública. “O objetivo é unir ações e realizar operações especiais para intensificar o policiamento ostensivo, combater o tráfico de drogas, apreender armas e inibir a criminalidade”, diz a assessoria do governo.
Eles informam que 3.325 novos soldados foram incorporados à PM nos últimos 42 meses para atuar diretamente no policiamento ostensivo e mais 2.860 estão em formação. “No período, foram nomeados 57 delegados, 164 investigadores e 116 escrivães e 633 jovens com idade entre 18 a 23 anos foram contratados para substituir policiais civis e militares em atividades administrativas. As leis Orgânica da Polícia Civil e de Reestruturação da Carreira dos Policiais Militares asseguram diversas vantagens aos policiais civis e militares”, informa a SSP.
A assessoria do governo menciona ainda a aquisição de novos equipamentos: “No período, foram adquiridos um helicóptero e 1.712 viaturas novas foram entregues. São carros, caminhões de combate a incêndio, caminhonetes, veículos de transporte de cadáveres e motos, além de GPS funcionando em todas as viaturas. Também foram adquiridos 1.665 armamentos e 6.784 coletes.
Foram implantadas sete novas delegacias, cinco para atendimento à mulher em Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié e Salvador (Periperi) e 2 Delegacias de Polícia Territorial: Lauro de Freitas (Portão) e Camaçari (Monte Gordo) e uma Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, em Santa Maria da Vitória”, informa.
PRESÍDIOS - As ações também foram intensificadas nas unidades prisionais com construção e reforma. Ao todo são 21 unidades prisionais – da capital e do interior – sendo beneficiadas. Com a conclusão destas obras, haverá um incremento de 3.289 vagas no sistema prisional baiano. A secretaria de segurança pública informou também que estão sendo instalados 30 equipamentos de segurança em unidades prisionais (detectores de metais e esteiras de raio-x), sendo 14 no Presídio Salvador e 14 na Penitenciária Lemos Brito.
A construção da Cadeia Pública de Salvador, com 752 vagas, do Presídio de Jovens e Adultos com capacidade para 421 detentos e cinco mini presídios em Juazeiro, Jequié, Itabuna, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, com 48 vagas em cada, totalizando 240 vagas. Também foram beneficiados com reformas o Presídio de Paulo Afonso, com 84 vagas novas vagas, a Colônia Lafayete Coutinho, que recebeu uma reforma em 30 anos de funcionamento, obras de construção dos presídios de Eunápolis, com 460 vagas, Vitória da Conquista, com 466 vagas, de Barreiras, que terá 466 vagas. O Presídio de Feira de Santana está sendo reformado e terá 400 vagas.
RONDA NO BAIRRO AGE 24 HORAS POR DIA.
A assessoria de governo informou também por nota que iniciou o Programa Ronda no Bairro, com policiamento ostensivo às 24h. E que já começa a computar o saldo positivo do trabalho. Na região da Avenida Tancredo Neves, por exemplo, houve redução de 30% nas ocorrências em geral e de 19% nos homicídios, em relação ao 1º trimestre de 2009. Cerca de 84 delegacias e 1 unidade do DPT foram informatizadas, com aquisição de 3.870 equipamentos e modernos sistemas de investigação e inteligência policial.
A assessoria revelou a implantação do Sistema de Identificação Civil, SIIDA, que permite pesquisar impressões digitais, em banco de dados nacional, integrado ao Departamento da Polícia Federal.
“Ele já funciona em oito SACs na capital, três na Região Metropolitana de Salvador e 20 no interior. Está presente nos 242 postos de identificação conveniados com as prefeituras municipais, nos 14 postos conveniados com a SETRE."
Também foram inaugurados sete Núcleos da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas em Ipirá, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Juazeiro, Teixeira de Freitas.

NOVO HORÁRIO DE TRABALHO DA POLÍCIA.
Os policiais civis da Região Metropolitana de Salvador estão trabalhando em novo horário de serviço. A medida, que entrou em vigor desde o dia 1º de julho, altera o regime de trabalho, mudando de 24 horas de plantão por 72 horas de folga (24/72h) para 12 horas de plantão por 24 horas de folga (12/24h).
O sistema já foi adotado em muitos outros estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco, Ceará e Minas Gerais, registrando redução na ocorrência de crimes e ampliação na elucidação desses delitos.
Segundo o delegado Geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, “O antigo regime estava trazendo prejuízos a todos. Um delegado ao encerrar o plantão interrompe também todas as suas atividades, que só serão retomadas 72 horas depois, quando retornar à unidade policial”, explica. Para ele a medida fortalece a instituição e a classe dos servidores, prestando um serviço melhor qualificado ao cidadão.
De acordo com Bispo, o regime de serviço de 24/72h, desde que foi implantado na Polícia Civil, gerou uma redução no índice de elucidação de casos – uma queda de 45% para 26% ao longo da sua vigência.
“A mudança vai fortalecer o trabalho da Polícia Civil, ampliar a credibilidade da instituição e garantir condições para que os nossos profissionais possam dar continuidade às suas investigações de maneira mais rápida, eficaz e sem interrupções muito longas”, afirma o delegado geral.
O novo horário não trouxe alterações ao regime de trabalho e nem prejuízo financeiro aos profissionais da instituição.
As unidades da Polícia Civil continuam funcionando em regime de 40 horas semanais. As unidades do Departamento de Polícia do Interior (Depin) que exigem um regime diferenciado, não sofreram alteração no horário de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário